10 a 20% dos jovens portugueses são vítimas de cyberbullying
Hoje, dia 21 de Abril, assinala-se o Dia Nacional de Sensibilização Sobre o Cyberbullying.
- Telemoveis.com
- 21/04/2016
- Apps, Ferramentas, Social Media
© Cyberbullying.pt
Hoje às 18h30 a FNAC do Colombo, em Lisboa, vai ser palco da apresentação do livro “Cyberbullying – Um guia para pais e educadores”, da autoria de Sónia Seixas, Luís Fernandes e Tito de Morais, com prefácio de Daniel Sampaio. Os autores do livro também não são estranhos à temática – “têm escrito sobre estas problemáticas, sob a forma de livros ou artigos, e dinamizando ações de sensibilização e formação, destinadas a crianças, jovens, pais, educadores e outros profissionais”, diz Tito de Morais em comunicado.
Este livro tem a particularidade de ser o primeiro livro em Portugal sobre “cyberbullying”. Através dele pais e educadores poderão aprender mais sobre o tema, incluindo a identificar sinais de alerta e a estar atentos às suas consequências.
“É um livro oportuno, muito útil a jovens, pais e educadores”, diz Daniel Sampaio, autor do prefácio. “Contém muita informação pertinente sobre o tema, fornece inúmeras ideias para reflexão e dá pistas concretas para a ação, sem nunca cair em paternalismos ou em considerações passadistas. Temos o dever de divulgar esta obra junto de jovens, pais e educadores, de modo que todos possam ter uma atitude ativa face a este problema dos nossos dias”. Daniel Sampaio é professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A apresentação está a cargo de Reginaldo Rodrigues de Almeida, professor universitário, jornalista, coautor e apresentador do programa televisivo “Falar Global”. Também participará Manuel Coutinho, secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança, coordenador do SOS Criança e Linha da Criança Desaparecida.