Do total de números portados, 171.897 são do serviço telefónico fixo, 50.175 pertencem ao serviço telefónico móvel e 293 são números de serviços não geográficos, detalha a Anacom.
A portabilidade do número é a funcionalidade que permite aos utilizadores de redes fixas e móveis manter o seu número de telefone em caso de mudança de operador.
Não obstante, «a mudança apenas é possível dentro do mesmo tipo de serviço», explica a entidade reguladora. Ou seja, é possível trocar de operador do serviço telefónico fixo e manter o mesmo número, é possível trocar de operador do serviço telefónico móvel e manter o mesmo número, e ainda, é possível trocar de prestador de um determinado serviço não geográfico (ex: 800, …) e manter o mesmo número. Já não é possível, por exemplo, «transportar um número de um operador fixo para um móvel nem de um móvel para um fixo», explica a Anacom.
Nas redes fixas, a portabilidade está disponível desde 30 de Junho de 2001, enquanto nas redes móveis está disponível desde 1 de Janeiro de 2002.