«3G e meia» apresentada na Europa

A tecnologia HSDPA entrou em demonstração «live» num espaço de Paris.

O sistema, desenvolvido pela Fujitsu, é baseado em especificações técnicas fornecidas pela gigante japonesa NTT DoCoMo, Inc., e está localizado no 3G Reality Centre (3GRC) da Alcatel em Vélizy, França.

Ao introduzir maior capacidade e altas velocidades de transmissão (até 14Mbps) nas redes W-CDMA, o HSDPA garante aos operadores e aos seus clientes uma qualidade de serviço superior (QoS) e vantagens em termos da relação custo/desempenho.

Este lançamento é apontado como a confirmação do estado de crescimento da Alcatel e da Fujitsu no 3G e «para além do 3G», confirmando ao mesmo tempo a liderança tecnológica da EvoliumT em soluções multi-standard (UMTS/GSM/EDGE) que permitem a introdução simples, e a custos controlados, de novas tecnologias como o HSDPA com uma simples troca de software.

A Fujitsu e a Alcatel são parceiros na joint-venture Evolium SAS, que é fornecedor do operador mais avançado a nível mundial em redes W-CDMA, através de equipamento 3G/W-CDMA. Aliás, a DoCoMo já tem em funcionamento um sistema de demonstração HSDPA no Japão.

Takanori Utano, vice-presidente-executivo e director-geral da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da NTT DoCoMo, Inc., declarou uma grande satisfação «pelo facto da demonstração HSDPA ao vivo ter sido possível na Europa, graças à nossa colaboração com a Fujitsu e com o apoio local da Alcatel».

«Se posicionado correctamente, o HSDPA vai ampliar ainda mais o sucesso da 3G, ao fornecer a capacidade suplementar para responder às necessidades crescentes do mercado em termos de aplicações móveis que requerem altas velocidades de transmissão tais como download de conteúdos», afirmou por seu lado Jason Chapman, analista principal para infra-estruturas móveis da Gartner, revelando esperar que «os primeiros lançamentos comerciais de HSDPA se devam à actividade no mercado Japonês».

«Orgulhamo-nos por apresentar a nossa liderança tecnológica através deste sistema de demonstraçã», acrescentou por sua vez Takashi Nakamura, vice-presidente corporativo da Fujitsu Limited, considerando que «este é o exemplo perfeito da contribuição da Fujitsu para o desenvolvimento de tecnologia de ponta no contexto da Evolium SAS, a nossa bem sucedida joint-venture com a Alcatel».

No seguimento destas declarações, Marc Rouanne, COO para as Actividades de Comunicações Móveis da Alcatel, salientou que «a DoCoMo é uma referência prestigiada e o sistema de demonstração HSDPA presente no 3GRC da Alcatel em França é mais um marco importante na introdução da liderança da DoCoMo no mercado Europeu. Permite ainda à Alcate, promover ainda mais a sua visão de banda larga móvel centrada no utilizador. Através da Evolium SAS, a Alcatel está determinada em disponibilizar a tecnologia HSDPA a todos os operadores no mundo».

Outro exemplo recente de colaboração da Alcatel e da Fujitsu foi, em Janeiro de 2004, a abertura de um show-room de serviços 3G FOMAT na Alcatel, em França. A Alcatel organizou também, em Março deste ano, o primeiro 3G Indoor Coverage Forum em Tóquio, juntamente com a DoCoMo Engineering Inc., uma subsidiária 100% NTT DoCoMo, Inc.

Refira-se que, sendo indispensável à evolução da 3G, a norma HSDPA representa para as tecnologias W-CDMA e UMTS aquilo que o EDGE representa para o GSM em termos de velocidades de transmissão e de capacidade. O sistema de demonstração HSDPA da Alcatel e da Fujitsu permitirá aos operadores europeus avaliar e experimentar o desempenho e o potencial do HSDPA Os débitos actuais da 3G em fluxo descendente com 384Kbps (possibilidade de até 2Mbps, de acordo com os standards) serão aumentados até 14Mbps (débito máximo, de acordo com as normas) nos sistemas HSDPA de primeira geração. Os operadores poderão assim suportar um número consideravelmente maior de utilizadores com necessidades de débitos elevados numa única portadora de rádio e assegurar que estes clientes tenham a melhor experiência na utilização dos serviços multimédia actuais e futuros.