3G Reality Center

A Alcatel Portugal vai, amanhã, inaugurar o primeiro centro de experimentação de comunicações móveis de terceira geração.

Tal como António Neto, da Alcatel, explicou ontem no Seminário da APDC sobre “Comunicações Móveis”, a ideia é chamar todos os key players da indústria, para verem com os seus próprios olhos que o UMTS não tem nada de virtual, pelo contrário, é hoje uma tecnologia bem real e que está acessível a todas as empresas que queiram desenvolver aplicações e poderem, desta forma, tornarem-se parceiras no negócio das comunicações móveis de terceira geração.

O mesmo responsável da marca francesa fez questão de sublinhar que não se trata de qualquer tipo de simulador, mas antes uma solução completa da Alcatel a debitar transferências de vídeo a 384 Kb em tempo real, tal qual o funcionamento de uma rede UMTS normal.

A Alcatel espera, com esta iniciativa, atrair potenciais interessados no desenvolvimento de aplicações para as comunicações de terceira geração, uma vez que ficou consensualmente acordado no Seminário de ontem que o mercado dos conteúdos e dos serviços é que será o motor da 3G. O sucesso do i-mode japonês, por exemplo, esteve intimamente ligado aos cerca de 40 mil websites feitos propositadamente para a navegação na internet móvel.