Skip to main content

3GSM troca Cannes por Barcelona

Congresso muda de cidade a partir de 2006.

A par do cinema, a localidade francesa tornou-se também sinónimo da maior conferência e feira mundial anual das comunicações móveis, conforme reconhece Rob Conway, presidente-executivo e membro da administração da GSM Association, salientando porém que o crescimento do sector a nível industrial implicou também um enorme crescimento do congresso.

A mudança de local para a realização do evento tem a ver, precisamente, com as exigências em termos de espaço para a feira e a conferência, já que Cannes deixou de ter capacidade suficiente. Em 2004, o Congresso Mundial 3GSM contou com mais de 600 expositores, mais de 28 mil visitantes, 4.600 delegados às conferências e cerca de um milhar de jornalistas.

Acessibilidades, capacidade hoteleira, capacidade do centro de feiras e congressos, infra-estruturas de transportes públicos e a atracção dos visitantes pela cidade que receba o evento foram alguns dos critérios tidos em conta pela GSMA e pela sua parceira para as conferências, a Informa Telecoms & Media, para optar pela cidade catalã.

Em 2006, a Fira de Barcelona oferecerá o dobro da capacidade de Cannes para o evento e a hotelaria local poderá acomodar os esperados 40 mil visitantes.

«O facto da cidade ir receber um evento das comunicações wireless como o Congresso Anual 3GSM é um forte contributo para posicionar Barcelona no coração da sociedade da informação», aproveitou para considerar Jordi Portabella, vice-presidente da Câmara de Barcelona.