NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

5 dicas para reduzir o uso de memória no Mac

sexta-feira, 05 novembro, 2021 /
5 dicas para reduzir o uso de memória no Mac

Liberar memória RAM e liberar espaço de armazenamento no Mac é essencial para acelerar a velocidade do computador. Isso não significa que tenha de “se livrar” das aplicações mais pesadas ou deixar de ter acesso aos seus programas! Significa, sim, que chegou a hora de fazer uma limpeza e organizar melhor o seu Mac e aprender como liberar memoria RAM, pode ser?

1. Fazer uma primeira análise

Se já recebeu a mensagem “A memória para aplicativos do seu sistema foi esgotada”, então, está mesmo na hora de fazer alguma coisa pelo seu Mac, pois ali “não entra” mais nada!
Caso contrário, aproveite só para fazer uma limpeza do Mac e evitar chegar a esse ponto. Se precisa saber qual o estado da memória do Mac, faça o seguinte:

Menu Apple (do lado esquerdo, bem na pontinha, clique na maçã) > Acerca deste Mac > Armazenamento

2. Começar a limpeza

Aí, no Armazenamento, vai perceber melhor o espaço que tem livre e como é que a memória está a ser usada.
Se quiser ver com maior detalhe, clique em Gerir. Nesta janela, poderá ver tudo o que está a ocupar espaço no Mac, analisando também quanto ocupa - e quando dizemos tudo, é tudo mesmo: aplicações, emails, fotos, música, etc.
No topo do lado direito, aparecem-lhe mesmo algumas Recomendações para conseguir mais espaço e liberar memória RAM.

3. Reduzir a memória no Finder

O Finder é também muitas vezes responsável pelos problemas de RAM que ocorrem no Mac. Basicamente, o Finder é usado para fazer a gestão de arquivos do Mac, por isso está sempre ativo e acaba por consumir centenas de MBs do computador.
Para evitar isso, só precisa de mudar a forma como a exibição padrão das novas janelas é feita no Finder. Para isso, configure-as de modo a que não mostrem “Todos os Meus Arquivos”. Faça-o, clicando primeiro no Finder e depois em:


Geral > Novas janelas do Finder mostram e clicar no menu apresentando.


Para terminar, deverá selecionar qualquer opção, menos, é claro, “Todos os Meus Arquivos”
Deste modo, as próximas janelas que for abrir já serão iniciadas com esta nova configuração.

4. Usar o iCloud

Armazenar os seus dados em nuvem, sejam eles músicas, fotos, arquivos, aplicações ou filmes é a melhor forma de liberar espaço e reduzir o uso da memória no Mac.
O iCloud da Apple é super fácil de usar e permite-lhe guardar até 5 GB de material - um número significativo, capaz de fazer uma grande diferença na memória do Mac e, consequentemente, na sua eficiência.
Além disso, tem ainda a vantagem de poder sintonizar todos os dispositivos, conectando e armazenando todos os ficheiros. Por exemplo, vamos imaginar que faz uma alteração num evento do seu calendário, essa mudança vai ficar visível em todos os dispositivos e em tempo real.

5. Esvaziar o lixo do Mac automaticamente

Por último partilhamos a dica mais básica, mas que é tantas vezes esquecida. Sabia que existe a opção de esvaziar o lixo do Mac de forma automática? Desta forma, todos aqueles ficheiros com mais de 30 dias são apagados automaticamente e não precisará de fazer nada.


Fácil, não é?

512
Tags
Mac