Recomendamos também:
? 4 smartphones Android de que nunca ouviu falar
? Sugestão Android: bloqueie chamadas telefónicas facilmente com a Easy Call Blocker
? Como ser fixe no universo das tecnologias?
Temos o Apple iPhone 5S em boa conta e, ocasionalmente, é inevitável depararmo-nos com algumas comparações entre smartphones menos populares e o estandarte de popularidade da empresa de Tim Cook. A percepção do grande público em relação ao iPhone 5S por vezes parece ser a de que é um smartphone bastante fino, o que por sua vez se traduz em elegância.
Hoje viemos falar-vos de 4 smartphones made in China e que são mais finos do que o iPhone 5S, embora sejam pouco conhecidos do consumidor português ou europeu – com excepções como o Huawei Ascend P6, que goza de relativa popularidade na Europa.
1) Gionee Elife S5.5 (5,5 mm)
Com apenas 5,5 mm de espessura, este simpático desconhecido tem sido aplaudido recentemente (na altura em que este texto foi escrito, pelo menos) como o actual smartphone mais fino do mundo. Corre Amigo OS, um sistema operativo baseado em Android e apresenta especificações técnicas nada humildes: processador octa-core de 1.7 GHz, 2 GB de RAM e uma câmara digital de 13 MP.

2) Vivo X3 (5,7 mm)
Fabricado pela BBK Electronics, que também detém a bem-sucedida Oppo, o Vivo X3 mede apenas 5,75 mm de espessura e apresenta um ecrã de 5 polegadas (1280 x 720), processador quad-core de 1.5 GHz e corre Android 4.2 Jelly Bean.

3) Huawei Ascend P6 (6,1 mm)
Lançado no mercado no Verão de 2013, o Huawei Ascend P6 ficou conhecido – por pouco tempo – como o smartphone mais fino do mundo aquando do seu lançamento. E pudera – com apenas 6,1 mm de espessura, o (na altura) topo-de-gama da fabricante chinesa brindava os seus utilizadores com um aspecto extremamente elegante e com especificações técnicas elevadas, ainda que contidas. O ecrã é um IPS HD de 4,7 polegadas, mas também inclui uma câmara de 8 MP e um processador de 1.5 GHz. Podem ler aqui a nossa análise ao Huawei Ascend P6.

4) Oppo Finder (6,6 mm)
Existem smartphones mais finos que o Oppo Finder (o Sony Xperia Z Ultra é um exemplo), mas o facto deste smartphone ser contemplado com um certo estatuto de culto dentro do seu mercado é simbólico de um produto cuja qualidade o mercado ocidental nem sempre associou aos dispositivos chineses. Lançado em 2012, roubou ao Huawei Ascend P1S (a Huawei tem um certo azar nos timmings) o estatuto de smartphone mais fino do mercado, com 6,6 mm de espessura.
Face aos dispositivos da actualidade as suas especificações estão longe de serem impressionantes: processador dual-core de 1.5 GHz, 1 GB de RAM, Android 4.0 e ecrã Super AMOLED de 4.3 polegadas.

5) ZTE Grand S (6,9 mm)
O ZTE Grand S já tem praticamente um ano de idade, mas ainda hoje permanece como uma proposta muito interessante dentro do mercado. Mais fino do que o iPhone em 0,6 mm, a elegância não é o único argumento a favor do outrora topo-de-gama da fabricante chinesa: um fantástico ecrã Full HD de 5 polegadas (com uma impressionante densidade de 441 ppi, tão boa como o mais recente Samsung Galaxy S4 e superior à densidade do Samsung Galaxy Note 3), inclui ainda 2 GB de RAM, 16 GB de espaço de armazenamento, uma câmara de 13 MP e um processador quad-core de 1.7 GHz. Nada mau para um “velhote”.
