50% dos russos têm telemóvel

Mas números oficiais são considerados enganosos.

A estatística tem os seus erros, como prova a afirmação de que «se uma pessoa tiver dois telemóveis e outra não tiver nenhum, cada uma elas tem um»… E parece ser isso que acontece com grande incidência na sociedade russa.

Com efeito, o ministro russo das Telecomunicações, Leonid Reiman, fez um balanço de 2004 e disse que, nesse ano, entraram em funcionamento 36 milhões de telemóveis no país.

Contudo, alguns especialistas contestam a conclusão ministerial de que 50% dos cidadãos russos tem um terminal, incluindo adultos e crianças. É que, conforme sublinham, a distinção de classes sociais é muito grande no país: os ricos que vivem nas cidades têm vários telemóveis, enquanto entre os habitantes do meio rural são muito poucos os que dispõem de um terminal.