Skip to main content

59,3 milhões de chineses usam telemóvel

O crescimento das comunicações móveis na China não pára de crescer, com o país a ultrapassar o Japão em número de telemóveis.

A China é o segundo país com mais telemóveis, de acordo com a imprensa oficial chinesa. Os dados divulgados ontem pelo Ministério chinês da Indústria da Informação revelam que o número de assinantes de serviço móvel aumentou 37% desde o final do ano passado. No mês de Junho a China contava com 59,3 milhões de terminais, tendo ultrapassado o Japão em número de telemóveis e deverá atingir os 70 milhões no final do ano. A China encontra-se agora atrás dos Estados Unidos, o país com maior número de terminais.

O sucesso do telemóvel na China explica-se principalmente por uma baixa muito rápida dos preços, estimulada por uma forte competição ao nível dos fabricantes e dos operadores, sobretudo desde que a segunda operadora a China Unicom foi autorizada a ter tarifas inferiores às da concorrente China Mobile. Nos primeiros seis meses do ano, a China Unicom duplicou o número de assinantes, contando com oito milhões.