6 dicas para escolher a sua nova televisão
- Sara
- 27/06/2023
- Life Hacks, Lifestyle, Smart Home, Tecnologia
Fonte: Chauhan Moniz/unsplash
Android TV ou outra Smart TV? De maiores ou menores dimensões? E qual a melhor tecnologia de ecrã? As dúvidas são muitas quando se pensa em comprar uma nova televisão, mas não se preocupe, vamos falar sobre alguns dos tópicos mais importantes.
Outra questão que muitos têm é se é possível ser hackeado, principalmente se além de uma televisão inteligente tiver outros dispositivos inteligentes. Deixamos a resposta com este conteúdo que também tem algumas dicas de segurança.
Passemos, finalmente, às dicas para escolher a sua nova televisão.
6 dicas para escolher a melhor televisão para a sua casa
1. Dê alguma atenção ao tamanho da televisão
O tamanho que faz mais sentido comprar nos dias de hoje tendo em conta vários fatores (como preço, desempenho, entre outros), é de 55” a 65”.
Mas, claro, cada caso é um caso e é importante ter em conta fatores como a dimensão do espaço, quantas pessoas vão usufruir da smart TV regularmente, qual a distância a que o ecrã será colocado e outras questões como a qualidade da TV e o preço.
Outra dica: se tiver possibilidade, compre sempre a melhor opção para não ter de fazer um upgrade nos próximos tempos.
2. Não compre menos do que resolução 4k
Hoje em dia não faz sentido comprar uma televisão que tenha uma resolução inferior a 4k, principalmente quando até já existem smart TVs a 8k. Estas televisões irão ter uma imagem mais nítida e cheia de detalhes.
Já existem algumas opções 4k a um preço mais amigável, mas, claro, se o orçamento estiver apertado, as televisões full HD 1920 x 1080 pixéis costumam ser mais baratas e são muito boas também.
3. Tome atenção às entradas
Se quer ligar dispositivos à smart TV, deve dar atenção às entradas. A nossa recomendação é escolher uma televisão que tenha, no mínimo, quatro portas HDMI, de preferência HDMI 2.1 por ser mais recente.
Mas, claro, analise o seu caso e veja quantos dispositivos quer, ao certo, ligar à smart TV. Por exemplo, se tiver várias consolas de jogos, uma soundbar e outros equipamentos, talvez possa precisar de mais entradas do que as que recomendamos.
4. Qualidade do som e tecnologia do ecrã
A tecnologia OLED tem uma imagem muito suave e as suas cores são verdadeiramente vibrantes. A tecnologia QLED garante um contraste que se destaca em qualquer ambiente, com qualquer tipo de iluminação. Existem outras tecnologias, mas estas são as mais conhecidas e ficará bem servido com qualquer uma delas.
Quanto à qualidade de som, muitas smart TVs não o vão desapontar, mas sendo o som tão importante como a imagem para ter uma experiência imersiva, a nossa recomendação é comprar uma soundbar de boa qualidade.
5. Analise os recursos disponíveis na televisão
Outro ponto ao qual deve dar atenção são os recursos da smart TV. Certifique-se que compra uma smart TV com, no mínimo, 120 Hz de taxa de atualização, com um bom processador, uma boa RAM e um armazenamento satisfatório.
6. Sistema operativo das Smart TVs
Aqui a verdadeira questão é se mais vale comprar uma android TV ou outra smart TV e a resposta depende das suas necessidades na verdade.
O que lhe podemos dizer é que a android TV, como é óbvio, usa a Play Store e, como tal, terá acesso a muitas aplicações como a Netflix, o Youtube e muitas outras menos populares, graças a este serviço. No caso das restantes smart TVs, as aplicações são um pouco mais limitadas, mas, ainda assim, conseguirá as aplicações mais conhecidas, como as já mencionadas e outras (Spotify, Prime Video, etc.).
Para concluir, recomendamos a Samsung TV Crystal UHD 2022 43″, a Sony OLED Master Series 43″ e a Xiaomi F2 Smart TV 43” 4K, sendo que esta última também é uma das smart TVs mais baratas.