Skip to main content

6.7 milhões de portugueses com telemóvel

Portugal possuía cerca de 6,7 milhões de clientes do Serviço Móvel Terrestre no final de 2000, indicam dados compilados pelo ICP

Portugal possuía cerca de 6,7 milhões de clientes do Serviço Móvel Terrestre no final de 2000, indicam dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). Este valor equivale a um crescimento de 15,5% entre o terceiro e o quarto trimestres do referido ano e à captação de quase 900 mil novos clientes. Feitas as contas aos últimos doze meses, constata-se que 2 milhões de novos clientes aderiram ao serviço.

O tempo de conversação totalizou mais de 8 mil milhões de minutos durante o ano em análise, o que corresponde a um acréscimo de 69% face aos valores atingidos no final de 1999. O número de chamadas realizadas cresceu 37%, totalizando 5,5 mil milhões de ligações durante todo o ano 2000.

Durante o período em análise, cada assinante do Serviço Móvel Terrestre efectuou uma média diária de 2,2 chamadas. No seu conjunto, estas chamadas correspondem a um tempo médio diário de conversação de 4 minutos.

Com a evolução observada no número de assinantes, a taxa de penetração do serviço em Portugal ascendeu aos 67 assinantes por 100 habitantes, valor acima da média europeia, que se posiciona em 62,6 por 100 habitantes.