A Deep Web publicita drogas no Youtube e no Facebook
Loja online de produtos ilegais utiliza serviços como o Youtube e o Facebook para publicitar os seus serviços.
- Lauro Lopes
- 30/06/2013
- Facebook, Internet, Social Media, Tecnologia, Youtube
A Deep Web, que tem um lado negro dedicado ao comércio ilegal de drogas e armas, voltou agora às bocas do mundo por alegadamente uma das suas páginas de vendas estar a anunciar os seus produtos em websites populares como o Youtube, Facebook e Twitter.
Chama-se Atlantis Marketplace e é um website dedicado ao comércio de drogas. O problema? Já conta com concorrentes de renome dentro deste segmento alternativo (leia-se ilegal) de mercado, nomeadamente a Silk Road, os quais está a tentar contornar através da utilização da web ‘comum’ à maioria dos internautas.
Só que a Atlantis Marketplace tem que ter os seus cuidados redobrados ao utilizar os serviços acessíveis a todos, caso contrário terá as suas comunicações interceptadas. Foi o caso de um vídeo no Youtube, entretanto já removido por violar as políticas do site, que contava a história fictícia de um jovem que mudou de cidade e não conhecia ninguém a quem adquirir drogas, até que encontrou a Atlantis Marketplace.
Quando o acesso é limitado
O vídeo exibia ainda o endereço da loja online, embora este só estivesse acessível a utilizadores de um browser especial. O serviço baseia-se em transacções de Bitcoins e Litecoins de forma a manter o sigilo e a evitar a intervenção das autoridades.
A sua principal concorrente, a Silk Road, tem sido especialmente divulgada através de métodos tão tradicionais como o boca-a-boca.