Skip to main content

A Microsoft já trata por ‘tu’ as multas da Comissão Europeia

A gigante norte-americana viu-se envolvida num novo processo legal que teve origem em Espanha, onde é acusada de dificultar aos utilizadores a instalação de outros sistemas operativos em aparelhos Windows 8.

A Microsoft já trata por 'tu' as multas da Comissão Europeia

Steve Ballmer e Bill Gates

A Microsoft e a Comissão Europeia já começam a desenvolver, aparentemente, alguma intimidade entre si – é que a gigante norte-americana foi novamente alvo de uma queixa na CE, a qual teve origem na Hispalinux, um grupo espanhol de utilizadores e developers para Linux. O motivo? A Microsoft é acusada de dificultar a instalação de outros sistemas operativos nos seus dispositivos com Windows 8.

A queixa já foi apresentada na passada quinta-feira, em Madrid, e terá sido entretanto noticiada pela agência Reuters. O grupo justifica a sua queixa pelo facto de que o Windows 8 aporesenta ‘mecanismo de obstrução’ que impede a instalação de outros sistemas operativos sem a permissão da empresa e cuja acção é classificada como sendo ‘anti-competitiva’.

Este já não é o primeiro encontro legal entre a Microsoft e a Comissão Europeia – no ano passado a gigante norte-americana teve de desembolsar cerca de 2,2 milhões de euros em multas, tendo bem mais recentemente sido multada em 561 milhões de euros por não incluir outros browsers no seu sistema operativo, além do Internet Explorer.