A Tecnologia muda a forma como vemos o mundo
- Telemoveis.com
- 02/02/2009
- Internet, Tecnologia
O HITLab realiza pesquisa com novas tecnologias emergentes, tais como Realidade Aumentada, Videoconferência Next Generation, Visualização Imersiva e Interfaces Perceptual User. Design de técnicas Interactivas são utilizadas para adaptar estas tecnologias às necessidades dos utilizadores finais e solucionar as questões do mundo real.
A Realidade Aumentada é um subconjunto da Realidade Virtual que trata da modificação do mundo virtual pela sobreposição (fusão) de objectos virtuais.
Para que as imagens do mundo real e virtual possam ser registradas (fundidas na posição correcta) é preciso que a posição e orientação da câmara seja rastreada constantemente (tracking). A maioria das aplicações de Realidade Aumentada utiliza técnicas de Visão Computacional para realizar o tracking.
A Realidade Aumentada pode ser classificada em 4 grupos principais segundo o tipo de display utilizado.
Optical See-Trough AR: utiliza capacetes de Realidade Virtual (HMD) transparentes para apresentar o ambiente virtual directamente sobre o mundo real. Video See-Trough AR: utiliza capacetes de Realidade Virtual (HMD) opacos com câmaras de vídeo para apresentar imagens misturadas do mundo real e o ambiente virtual. Monitor Based AR: utiliza monitores convencionais de computador (desktop) ou portáteis (Palm/PocketPC) para apresentar imagens misturadas de vídeo e ambientes virtuais. Projector Based AR: utiliza os objectos reais do mundo como superfícies de projeção para o ambiente virtual.
O objectivo final é melhorar a experiência do utilizador com a tecnologia.
Ora veja os vídeos!