A820: o primeiro 3G da Motorola

A Motorola lançou o seu primeiro telemóvel de terceira geração, adiantando-se aos mais directos concorrentes.

Há sempre alguém que toma a iniciativa de lançar produtos mesmo para mercados cuja exploração se encontra num futuro dúbio. A Motorola adiantou-se à concorrência mais directa (os fabricantes asiáticos não estão incluídos) e lançou o modelo A820, o primeiro aparelho da marca norte-americana para o sistema UMTS.

Apesar da entrada em funcionamento deste sistema de comunicações móveis estar em dúvida (ninguém sabe ao certo uma data definida), a Motorola não quis perder tempo e afirma-se no mercado como pronta para comercializar aparelhos, esteja o sistema disponível quando estiver.

O A820 permite disfrutar de todas as potencialidades do UMTS, desde o entretenimento às ligações de alta velocidade de voz e dados, passando pelo novo serviço de mensagens multimédia MMS, com câmara de video incorporado.

Este novo modelo, pode dizer-se, vai marcar o início das comunicações móveis personalizadas, onde o utilizador poderá configurar todas as características do telemóvel à sua maneira. Terá capacidade para fazer download de jogos, novos tipos de toques, imagens, pequenos videoclips e até inserir música de fundo em qualquer chamada efectuada ou recebida.

A Motorola também não deixou de lado as ligações à internet bem como a possibilidade de recorrer à tecnologia Bluetooth. O modelo A820 permite, igualmente, interagir todas as capacidades do telemóvel, dando a possibilidade ao seu utilizador de tirar o máximo rendimento do telemóvel. Uma boa aposta da Motorola que faz com que não seja por falta de aparelhos que o UMTS arranque a tempo e horas, assim que os operadores tiverem as suas redes prontas.

Veja o J520 no nosso expositor.