Skip to main content

Acer anuncia Chromebook Tab 10, um tablet pensado para estudantes

A Acer anunciou no dia 26 de Março o Chromebook Tab 10, um tablet baseado no sistema operativo Chrome. Chega à Europa em Maio por €339. Munido de um ecrã IPS de 9,7 polegadas (2018 x 1536 píxeis, 264 ppi), as dimensões do tablet foram pensadas para utilização em ambiente de sala de aula: “isto […]

A Acer anunciou no dia 26 de Março o Chromebook Tab 10, um tablet baseado no sistema operativo Chrome. Chega à Europa em Maio por €339.

Munido de um ecrã IPS de 9,7 polegadas (2018 x 1536 píxeis, 264 ppi), as dimensões do tablet foram pensadas para utilização em ambiente de sala de aula: “isto significa que um amplo leque de estudantes, incluindo os mais jovens, com mãos menores, possam manipular o dispositivo e interagir com o ecrã táctil e intuitivo enquanto navegam, ampliam e giram ao longo das suas lições“, refere a Acer em comunicado à imprensa. O Chromebook Tab 10 também pode aceder às aplicações Android da Google Play.

O tablet também traz uma caneta EMR da Wacon, guardada na doca do chassis do dispositivo, para permitir trabalhar com aplicações interactivas, desenhar, tirar notas ou gravar ideias. “É igualmente importante, não necessita de bateria e é resistente a quedas acidentais“, diz a Acer. Adicionalmente, a empresa assegura que o Chromebook Tab 10 oferece uma autonomia de até 9 horas, o suficiente para um dia inteiro nas aulas.

Este dispositivo também pdoe ser partilhado com colegas ou professores em todos os locais da escola. O sistema operativo Chrome suporta o avesso de múltiplos utilizadores através das suas contas particulare, o que significa que mesmo que um dispositivo seja perdido, roubado ou danificado, os alunos não vão perder as suas informações. O armazenamento dos ficheiros é feito na Google Drive, havendo ainda actualizações automáticas de segurança para o sistema operativo.

Em termos de hardware, o Chromebook Tab 10 vem equipado com um processador OP1 (da Google e da Samsung) desenvolvido especificamente para Chromebooks, com dois núcleos Cortex A72 e quatro núcleos A53. O desempenho é ainda complementado por 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. O Acer Chromebook Tab 10 também terá suporte para Realidade Aumentada (RA) no futuro,para peritir que os alunos experienciem novas formas de aprender com o Expeditions AR. O Expeditions AR é a tecnologia RA da Google que representa a sala de aula através de mapas e coloca objectos 3D nela para os alunos estudarem, facilitando a aprendizagem de assuntos como biologia, geografia e astronomia“.