AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

AEG X200 é pequeno telemóvel Dual SIM eqiuipado com teclado QWERTY. Saiba mais sobre a nossa experiência com o telemóvel Dual SIM AEG X200.

 O AEG X200 é um pequeno telemóvel Dual SIM (9,8 cm) equipado com teclado QWERTY. Sendo Dual SIM, permite a utilização de dois cartões diferentes, ideal para quem tem mais do que um telemóvel. O teclado, embora adaptado ao tamanho do telemóvel, é prático e promete fazer as delícias dos viciados em SMS, além de permitir fazer actualizações no Facebook.

Design do AEG X200

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

Debaixo do ecrã LCD do AEG X200, com duas polegadas, temos duas teclas de selecção – direita e esquerda -, com uma tecla de confirmação (OK) situada no meio. É ao lado das teclas de selecção que encontramos as teclas de chamada (Realizar/Terminar), com o teclado QWERTY a preencher o resto da face do telemóvel. O teclado inclui ainda alguns atalhos úteis, tais como uma tecla dedicada para SMS e outra para MP3.

AEG X200, review a telemóvel Dua, SIM da AEG

Nas costas do AEG X200 encontramos a câmara digital deste telemóvel, com 1.3 MP de resolução. Claramente, o AEG X200 é um telemóvel de gama baixa e destina-se a utilizadores práticos, com mais do que um número de telefone: o seu tamanho e peso (80g) fazem do AEG X200 um dos telemóveis Dual SIM mais pequenos no mercado.

Apesar de reconhecermos que o AEG X200 é um telemóvel de gama baixa, o design é-nos algo confuso – por um lado é como se tivesse potencial para aparentar sofisticação, e de facto há um factor apelativo na estética do AEG X200. Por outro lado, não gostamos da distribuição das teclas de navegação, que dificultam a navegação pelo telemóvel e estão longe de serem práticas.

Interface e funcionalidades do AEG X200

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

O ecrã principal do AEG X200 exibe alguns atalhos úteis – Mensagens, Câmara, Videogravador, Opera Mini, eBuddy e Leitor de Áudio. A interface do menú é diferente da interface do AEG X300 – podemos ver claramente que estamos perante um telemóvel mais tradicional e de baixa gama. Mas esta interface agradou-nos muito mais que a do outro modelo que referimos – é mais simples, mais fluida e os ícones são mais facilmente identificáveis.

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

A Interface faz-nos pensar que a AEG optou por fazer deste AEG X200 Dual SIM um telemóvel simples e intuitivo. O menú principal do AEG X200 apresenta as opções essenciais que um telemóvel deve ter, com alguns extras agradáveis dentro do seu segmento – Mensagens, Registo de Chamada, Lista Telefónica, Gestor de Ficheiros, Câmara, Calendário, Facebook, Multimédia, Aplicações, Definições, Java e Browser.

As definições do AEG X200 não apresentam um leque alargado de opções, o que é compreensível – não estamos, apesar de tudo, perante um smartphone. Achamos que esta simplicidade será sem dúvida um factor positivo para o AEG x200, o que poderá cativar o interesse de utilizadores de telemóveis tradicionais ou que não estejam familiarizados com o segmento dos smartphones.

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

Mas engane-se quem pensar que o AEG X200 serve exclusivamente para chamadas e SMS – este Dual SIM, apesar de não suportar redes Wi-Fi, permite o acesso à Internet e inclui aplicações tais como o MSN e o Facebook, entre outras. O AEG X200 também inclui um leitor de e-books (ficheiros TXT, também permite editar os ficheiros) e uma agenda, caso seja necessário programarmos alguma actividade.

Internet e Conectividade do AEG x200

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

O AEG x200 permite aceder à Internet, embora esse não seja o seu principal factor apelativo. Para aceder, contudo, é necessário recorrer a um dos cartões SIM – o AEG X200 não tem suporte Wi-Fi. No entanto, em caso de necessidade o AEG X200 apresenta opções interessantes e que podem ser úteis, como a possibilidade de guardar marcadores no telemóvel.

Em termos de opções de conectividade, o AEG X200 não apresenta um leque alargado de opções. Tem suporte Bluetooth, ideal para reproduzir música em dispositivos Bluetooth ou enviar ficheiros, e uma entrada miniUSB, para transferência de dados entre o PC e o telemóvel. O AEG X200 também suporta cartões microSD e já vem com um cartão de 2 GB incluído.

Câmara e Multimédia do AEG X200

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

O AEG X200 vem equipado com uma cãmara VGA de 1.3 MP. A resolução é baixa e a qualidade das fotos deixa muito a desejar, pois detectámos imenso ruído nas imagens quando visualizámos as fotografias no PC. Hoje em dia não achamos que faça sentido incluir câmaras com resolução tão baixa num telemóvel – um standart mínimo poderia ser, por exemplo, 2 ou 3 MP, embora reconheçamos que essas medidas têm impacto no preço do telemóvel. Por outro lado, para quê incluir uma câmara se não a vamos querer utilizar frequentemente ?

Eis dois exemplos fotografados com a câmara de 1.3 MP do AEG X200:

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

Além de permitir gravar vídeos, a câmara do AEG X200 possui ainda várias opções personalizáveis – definir som do obturador, exposição, contraste, banda,temporizador e captura contínua. A nível de multimédia, contudo, temos que admitir que o AEG x200, para um telemóvel de gama baixa, apresenta opções interessantes – o leitor de áudio, embora básico, inclui as opções essenciais (Playlist, Modo Repetição e Aleatório, Saída Estéreo Bluetooth e, inclusive, letras das músicas). A qualidade de som, embora não seja a melhor que já tivemos oportunidade de escutar, é perfeitamente adequada e contribui para que o AEG X200 apresente algumas alternativas multimédia interessantes para telemóveis de gama baixa.

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

Além de um Gravador de Áudio, o AEG X200 também permite gravar vídeos. Tal como referimos anteriormente, a câmara de 1.3 MP está longe de ser boa, pelo que a qualidade dos vídeos também deixa muito a desejar. Há que assinalar, contudo, que a interface é relativamente simples de utilizar e permite que o utilizador personalize algumas características da gravação – nomeadamente efeitos e balanço de cores. Mas continua a ser um factor pelo qual nunca iríamos ter qualquer interesse.

O visualizador de imagens, dentro da limitação da câmara do AEG X200, cumpre os requisitos mínimos, embora seja algo confuso. Ao visualizarmos algumas das fotos tiradas com o AEG X200 detectámos alguns arrastamentos no telemóvel. O AEG X200 suporta aplicações em Java, trazendo instaladas (de origem) as aplicações do Facebook (uma aplicação de valor acrescentado) e do EBuddy (também de valor acrescentado), ambas opções interessantes para utilizadores de redes sociais e do popular serviço de chat.

Performance do AEG X200

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

Não há muito que possamos adiantar sobre a performanxe do AEG X200, pelo menos não no mesmo sentido que o poderíamos fazer caso estivéssemos a falar de um smartphone. No entanto, e para um telemóvel de baixa gama, a sua performance manteve-se consistentemente adequada. Apenas detectámos alguns arrastamentos no telemóvel quando tentámos visualizar vídeos – mostrou-se algo lento a abrir ficheiros – e na utilização da câmara digital.

Mas podemos afirmar que, comparativamente ao AEG X200, por exemplo, achámos que este pequeno telemóvel tem muito mais para oferecer. Tanto a nível multimédia como pelo seu suporte Dual SIM.

Conclusões do AEG X200

AEG X200, review a telemóvel Dual SIM da AEG

O AEG x200 Dual SIM é uma alternativa muito interessante para quem não quiser gastar muito dinheiro num smartphone e optar por um telemóvel mais tradicional. Consegue ser uma proposta alternativa a outras fabricantes populares no mesmo segmento, tais como a Samsung, Nokia ou LG, e apresenta um leque de funcionalidades variadas, tais como a integração das aplicações do Facebook e do MSN.

Pequeno, leve e algo elegante, o AEG X200 é sem dúvida uma excelente opção para quem quer um telemóvel que envie mensagens e faça chamadas – com alguns bónus à mistura e que não têm impacto directo no preço deste telemóvel.

Classificação do AEG X200

Acessórios: 8,38

Design: 7,58

Interface e Funcionalidades: 7,45

Câmara e Multimédia: 3,88

Internet e Conectividade: 6,75

Performance: 6,67

Extras: 7,90

__________________________________________

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 6,94