Skip to main content

Ainda vale a pena usar o Snapchat em 2022?

Fonte: pixabay Ao contrário do que acontecia há uns anos, o Snapchat já não é uma rede social da qual se fala com frequência. Isso acontece porque a maioria dos recursos desta rede social já podem ser usados em outras redes.Mesmo assim, segundo um estudo da I am Social, o Snapchat ainda está entre as […]

Fonte: pixabay

Ao contrário do que acontecia há uns anos, o Snapchat já não é uma rede social da qual se fala com frequência. Isso acontece porque a maioria dos recursos desta rede social já podem ser usados em outras redes.
Mesmo assim, segundo um estudo da I am Social, o Snapchat ainda está entre as 10 redes sociais mais usadas em Portugal, juntamente com o Youtube, o Instagram e o Whatsapp. Mas será que vale a pena?

Ainda vale a pena usar o Snapchat?

O Snapchat ainda é uma das redes sociais mais usadas em Portugal e no mundo inteiro. Aliás, existem estudos que comprovam que esta rede social continua a ganhar usuários, mesmo que já existam redes sociais com mais recursos.
Portanto, como resposta rápida, acreditamos que sim, ainda vale a pena usar esta rede social, principalmente se quer conectar-se com uma geração mais jovem.
Algumas empresas criam a sua presença nesta rede social para alcançar essa geração mais jovem, principalmente a que pertence à Gen Z.

E quanto ao Instagram e ao Tik Tok?

O Instagram e o Tik Tok têm recursos muito idênticos ao Snapchat e, ao usar o Tik Tok, pode alcançar a mesma geração. Mas ainda assim, vale a pena usar o Snapchat.
O Tik Tok é mais usado por influenciadores e tem como foco o conteúdo que está a viralizar. Já o Snapchat é uma rede social onde é possível ter conteúdo um pouco mais pessoal, o que, com uma boa estratégia, pode ser excelente para as marcas.
Já em comparação com o Instagram, o Snapchat perde um pouco – ou ganha, dependendo da perspetiva – porque a primeira tem um público mais alargado. Os utilizadores também dão mais atenção à publicidade no Instagram do que no Snapchat.
O Snapchat destaca-se por ser uma rede mais pessoal em que qualquer vídeo ou foto enviada pode desaparecer em alguns segundos.

Dicas para tirar o melhor partido do Snapchat

1. Use dois filtros ao mesmo tempo

Sabia que é possível usar dois filtros ao mesmo tempo no Snapchat. Use o primeiro filtro, pressione o ecrã com um dedo e, sem o tirar, aplique o segundo filtro com a outra mão. O seu conteúdo vai destacar-se com esta dica.
Lembrando que o uso de filtros é a base do Snapchat e que faz parte da estratégia de marketing de qualquer marca que use a rede social.

2. Ative a câmera noturna

O Snapchat permite-lhe ativar a câmara noturna, portanto, se estiver a capturar momentos em ambientes com baixa iluminação, use este recurso. Em alguns casos, dependendo do ambiente, este recurso pode ser ativado automaticamente.

3. Use todos os emojis que quiser

Este recurso é muito usado pelos utilizadores, mas continua a merecer destaque nesta lista porque algumas pessoas não usam emojis com frequência. Mas a realidade é que ao usar emojis, as suas fotos terão mais cor e irão chamar mais a atenção.
E, o melhor dos emojis, é que podem ser usados de forma criativa para criar conteúdo mais divertido e descontraído. Solte a sua criatividade.

4. Adicione mais texto às fotos

Adicionar texto às fotos também é uma forma de tornar o conteúdo mais original, criativo e, muitas vezes, pessoal. E aqui vai um truque para usar o Snapchat: se quiser escrever sem limites, vá a uma aplicação de anotações, copie um espaço em branco e adicione ao Snapchat. A partir daí é só aproveitar esse espaço para escrever o que pretende publicar.

5. Crie stickers

Isso mesmo, pode criar os seus próprios stickers e usá-los nas suas próximas publicações. E fazê-lo é simples! Basta usar o recurso de tesoura e passar, numa foto, em volta de um objeto que quer transformar em sticker. A partir daí, o Snapchat irá tratar do resto. Novamente, a sua criatividade será o limite!

Gostou das nossas dicas? Partilhe a sua opinião connosco.