Skip to main content

Alcatel compra empresas americanas

O fabricante francês adquiriu duas empresas americanas da área de conferências e redes wireless.

A compra da eDial, uma start-up com apenas 30 funcionários, custou 22 milhões de euros à Alcatel, que está interessada nas plataformas de software para conferência de voz, dados e vídeo, assim como nas soluções de colaboração em tempo real que integram instant messaging, partilha de aplicações e identificação de estado de ligação dos utilizadores.

As soluções da eDial vão integrar o software OmniTouch Unified Communication da Alcatel, servindo ainda como plataforma para as soluções de conferência da iniciativa Unified Interaction Management.

Quanto à Spatial Wireless, o fabricante francês pagou 205 milhões de euros, mas não revelou muitos pormenores sobre o interesse da aquisição. Desta empresa, com a qual já mantinha uma parceria desde Março deste ano. A empresa tem 225 funcionários e opera nos Estados Unidos (Texas) e na Índia.

Com estas aquisições a Alcatel reforça o seu portfólio de soluções empresariais, assim como as suas capacidades no fornecimento de soluções de comunicação para a crescente indústria móvel. Segundo o explicado em comunicado, a aquisição da Spatial Wireless permite à Alcatel saltar das tecnologias de switching móvel tradicionais para soluções de Next-Generation Networks (NGN), preparadas para sistemas IP Multimédia (IMS). A Spatial comercializa o Atrium, um sistema de controle de gateways de media distribuídos e gere serviços de voz e dados em redes GSM/EDGE, 3G/UMTS e CDMA.

Entretanto, a Alcatel anunciou também que vendeu o seu negócio de sistemas eléctricos ao fundo de investimento Ripplewood.