Alcatel lança IPTV na Islândia

Iceland Telecom quer modernizar a rede DSL.

A IPTV tem registado um «enorme sucesso» na Islândia, refere a Alcatel, salientando que, lançada há apenas quatro meses, «a oferta de serviços de IPTV da Iceland Telecom tem tido um êxito estrondoso, com milhares de assinantes de TV em lista de espera». Entretanto, está previsto que a nova rede de acesso esteja totalmente operacional a partir deste Verão.

Nos termos do contrato, a Alcatel está a disponibilizar o seu Intelligent Services Access Manager, o 7302 ISAM. Esta plataforma de acesso de banda larga baseada em IP permite a distribuição de serviços 100% Triple Play, que suportam a explosão da procura de novas aplicações que usam banda larga, como o video on demand, a TV de alta definição e os serviços de TV para todos os assinantes em simultâneo.

A Alcatel está também a utilizar o Network Analyzer 5530, uma avançada ferramenta de software de diagnóstico, concebida para analisar as condições da rede DSL e assegurar a distribuição bem sucedida de serviços de valor acrescentado em banda larga.

Refira-se que a Alcatel detém uma quota de mercado de DSL de 37,8%, baseada em dados do 4º trimestre de 2004 fornecidos pela consultora Dell’Oro Group. A Alcatel forneceu mais de 58 milhões de linhas e as suas soluções de acesso em banda larga são predominantes em redes de mais de 120 fornecedores de serviços em todo o mundo.