Aliança entre Motorola, Siemens e Ericsson
As empresas Ericsson, Siemens e Motorola anunciaram hoje os seus planos para o desenvolvimento conjunto de uma plataforma universal, integrando os standards actuais e emergentes, no sentido de facilitar o desenvolvimento de jogos e outras aplicações lúdicas para a internet móvel.
As três empresas pretendem assim contrariar a tendência actual dos editores de jogos para criarem plataformas próprias, o que tende a encarecer o preço e levanta problemas potenciais de compatibilidade.
“Um dos objectivos é tornar possível que utilizadores em Tóquio joguem um jogo com amigos em Washington e Munique ao mesmo tempo, em diferentes redes e plataformas, com vários modelos de telefones móveis”, declarou Thorsten Heins, responsável da Siemens.
Na fase inicial, os esforços vão estar concentrados na concretização de interfaces para programação de aplicações (APIs, na siga inglesa) e num Kit para desenvolvimento de software (SDK – a exemplo do que a Sun fez com o java) que, uma vez desenvolvido, vai estar disponível para os programadores. As três empresas esperam chegar a um consenso sobre as especificações ainda este ano.