Ainda esta semana falámos sobre as baterias de longa duração que aí vêm. Dentro do mesmo tema (baterias), mas numa abordagem diferente, uma equipa de estudantes da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, criou um dispositivo que torna o processo de recarregar a bateria de um smartphone em algo mais prático e funcional para a maioria dos utilizadores.
A equipa criou um pequeno aparelho que cabe dentro do bolso e utiliza a energia gerada pela actividade física do seu utilizador para manter a bateria do telemóvel carregada. O dispositivo chama-se Ampy, está preso ao corpo e essencialmente usa um íman, localizado no interior de uma bobina, para converter energia cinética em energia eléctrica.
O Ampy tem sensivelmente metade do tamanho de um telemóvel convencional. Para utilizá-lo basta conectar o aparelho a uma porta USB e a um telefone. Se saírem para dar uma corrida por, digamos, 30 minutos, ou para passar uma hora a andar de bicicleta, conseguem gerar energia suficiente para manter o telemóvel carregado durante três horas.
Na sua capacidade máxima o Ampy consegue devolver entre 50 a 75% da percentagem total de autonomia da bateria do telemóvel. Para monitorizar o estado da bateria do Ampy basta conferir a aplicação que acompanha este produto.
Por enquanto este projecto está a levar a cabo uma campanha de crowdfunding, onde espera reunir um mínimo de 100 mil dólares até dia 10 de Novembro para financiar a produção do Ampy. As pré-encomendas também já se encontram disponíveis – cada unidade deste dispositivo pode ser pré-encomendada por 95 dólares, ou aproximadamente 75 euros.