Anacom obriga a baixar tarifas

Fixo-móvel e móvel-móvel vão descer gradualmente até aos 11 cêntimos.

As baixas de preços têm de ser implementadas a partir de Março e ocorrerão trimestralmente até que seja atingido o valor decidido pela Anacom.

Assim, logo da primeira vez, a Optimus baixará a tarifa dos 0,2779 para os 0,2050 euros, a TMN baixará dos 0,1850 para os 0,14 euros e a Vodafone baixará igualmente dos 0,1850 para os 0,14 euros.

Passados três meses, a Optimus descerá a tarifa fixo-móvel para os 0,1950 euros e a TMN e a Vodafone para os 0,1350 euros.

Decorrido mais um trimestre, as tarifas fixo- móvel da Optimus passarão para os 0,1820 euros, enquanto as da TMN e da Vodafone descerão para 0,13 euros.

Dado ser da Optimus a actual taxa fixo-móvel mais alta, este operador tem de proceder a uma redução de 60%, tendo analistas financeiros avançado já que tal medida deverá ter um impacto negativo nas receitas e resultados da empresa da Sonaecom, em cujas receitas totais as receitas da interligação têm um peso de 34%, o que é também o peso maior entre os três operadores.

Por outro lado, a Anacom determinou também a convergência das tarifas móvel-móvel e igualmente para 11 cêntimos e com redução trimestral ao longo dos próximos dois anos. Esta medida «ameniza o impacto das descidas fixo-móvel para a Optimus», segundo a afirma os analistas do Santander citados pela Lusa.