Anacom promove portabilidade

A Anacom lançou uma campanha de informação e promoção sobre a portabilidade de número telefónico.

“Posso mudar de operador sem perder o meu número de telefone?” é a primeira das questões respondidas no folheto, que utiliza a imagem de Rui Costa e do número sempre presente nas suas camisolas, o «10», como factor de compreensão da mensagem. Simultaneamente, a partir de hoje, 30 de Junho, os três operadores móveis passarão a incluir no início de cada ligação para um número móvel portado uma mensagem identificando a nova rede à qual pertence o número marcado.

A mensagem terá uma das duas seguintes versões: “O número que marcou pertence à (rede do operador x); ou “A (empresa y) informa que o número que marcou pertence à (rede do operador z)”.

A sua existência justifica-se pelo facto de, com a portabilidade, todo o número ser transferido, o que no caso específico dos móveis significa que também os prefixos 91, 93 e 96, normalmente associáveis a um operador, passarão a poder estar ligados a outros operadores. O utilizador terá, deste modo, acesso à informação necessária.

A mensagem é gratuita e pode ser inibida a pedido do utilizador chamador. As ligações para números não portados estabelecer-se-ão como habitualmente, isto é, sem audição de qualquer mensagem.

Até ao final de Março deste ano foram portados cerca de 84 mil números de rede fixa e mais de 9 mil números de rede móvel.