BQ Aquaris A4.5. Análise
- João Fonseca
- 25/09/2015
- Android, Mobile
*Ver características técnicas do BQ Aquaris A4.5
*Leia o nosso resumo sobre o BQ Aquaris A4.5
Para quem não conhece, o Android One é uma iniciativa da Google que pretende oferecer toda a experiência Android a um público mais amplo, com o propósito de difundir as últimas novidades e funcionalidades disponibilizadas a um preço substancialmente mais baixo.
#1 – BQ Aquaris A4.5. ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA
O ecrã do BQ Aquaris A4.5 tem uma resolução de 540 x 960p e uma dimensão de 4.5” polegadas, conferindo-lhe uma boa experiência em termos de manuseamento. Dada a crescente tendência em verificarmos cada vez mais equipamentos com dimensões superiores no mercado, é de certo modo aliviante apurar a presença de um dispositivo cujas dimensões permitem ao utilizador utilizá-lo apenas com uma mão de forma relativamente simples.
Em termos de imagem a qualidade do ecrã é razoável, correspondendo àquilo que se poderia esperar de um dispositivo da gama onde o Aquaris A4.5 se apresenta. Mesmo não sendo um ecrã com uma resolução muito alta, ostenta uma boa qualidade de imagem, suficiente para providenciar uma boa experiência de utilização.
O design é simples e minimalista, sendo que os únicos dois botões físicos – volume e bloqueio/desbloqueio de ecrã – estão presentes na lateral direita do equipamento, ao passo que as opções de retroceder, página inicial e multitarefa são representados pelos já populares botões tácteis presentes na parte inferior do ecrã. O único senão em termos de design é mesmo a espessura que é de cerca de 8.7 milímetros, tornando o equipamento algo grosso e, dada a concorrência no mercado actual evidenciar múltiplos telemóveis com uma espessura inferior, a BQ podia de facto ter dado um pouco mais de atenção a esse detalhe.
#2 – BQ Aquaris A4.5. CÂMARA
Já de noite, a câmara do Aquaris E4.5 não demonstra a mesma qualidade e atenção ao detalhe, como seria de esperar. A fotografia denota uma certa dificuldade na focagem e estabilidade de imagem, assim como na absorção de luz, que podia ser um pouco melhor. Contudo consegue-se ter uma sensação de profundidade da paisagem, satisfazendo os mínimos.
#3 – BQ Aquaris A4.5. ENTRETENIMENTO
De forma a testar o Aquaris A4.5 no que respeita ao entretenimento, foram jogados jogos com altas exigências gráficas, visualizados alguns vídeos e, por fim, testou-se a experiência de navegação na internet do equipamento.
Relativamente ao primeiro ponto, posso desde já afirmar para não esperarem uma reprodução sem falhas de jogos exigentes, já que o propósito deste dispositivo também não é esse. No entanto podem esperar um razoável desempenho, já que pelo menos no que respeita ao jogo Real Boxing, o Aquaris E4.5 comportou-se bastante bem tendo em conta as especificações que oferece.
Quanto à visualização de vídeos, o dispositivo evidenciou uma boa capacidade de reprodução, sendo que mais uma vez, é limitado pela resolução do ecrã que infelizmente, não permite uma reprodução de conteúdos em alta-definição, fazendo do BQ Aquaris A4.5 um dispositivo mais indicado para consumir conteúdo multimédia mais leve.
#4 – BQ Aquaris A4.5. PROCESSAMENTO
O Aquaris A4.5 vem equipado com um processador MediaTek MT6735M de quatro núcelos a 1.0 GHz, acoplado a uma GPU Mali T720-MP1 conferindo-lhe à partida um razoável desempenho no que à realização de tarefas diz respeito. Deste modo, testámos a fluência na alternância de ecrãs, na abertura de aplicações assim como o desempenho em alguns jogos.
#5 – BQ Aquaris A4.5. MEMÓRIA
Equipado com 1 GB de memória RAM, esta característica poderá eventualmente significar um senão para muitos utilizadores, já que muitos equipamentos de média gama já ostentam 2 GB. Contudo desenganem-se pois, neste equipamento, 1 GB chegou perfeitamente para o dispositivo conseguir manter várias aplicações abertas em simultâneo, sem se deixar levar pelo excessivo consumo de memória e ver-se obrigado a parar alguma aplicação. A memória não estica, portanto, também não vale a pena o utilizador abrir trinta ou quarenta aplicações ao mesmo tempo. Aí, logicamente, já não podemos garantir um bom funcionamento.
#6 – BQ Aquaris A4.5. CONECTIVIDADE E BATERIA
As opções de conectividade do Aquaris A4.5 contemplam a presença de 4G LTE assim como duas entradas para cartões SIM, sendo estes os pontos claramente positivos a destacar. De resto está patente a presença das funcionalidades mais comuns como WiFi, Bluetooth v4.0 e Rádio, perfazendo deste modo as opções de conectividade presentes no Aquaris A4.5.
BQ Aquaris A4.5. CONCLUSÃO
Direccionado para uma gama intermédia do mercado, o BQ Aquaris A4.5 propõe-se como uma opção fiável cujo objectivo passa por oferecer o último software móvel da Google a utilizadores que não pretendam gastar muito dinheiro em adquirir, por exemplo, um equipamento Nexus. Nesse sentido e como primeiro exemplo da nova linha de dispositivos Android One, a BQ realmente fez um bom trabalho ao construir um equipamento sólido e que providencia uma excelente experiência de utilização.
Tratando-se de um dispositivo com especificações medianas, não esperem um desempenho de topo de gama. Esperem antes um equipamento que ofereça segurança e várias opções de conectividade, como a presença de 4G LTE ou ainda a possibilidade de inserção de dois cartões SIM. Esperem também uma excelente autonomia e ainda a possibilidade de usufruir da última versão do sistema operativo Android, por um preço inferior a outras alternativas presentes no mercado, ainda que noutros países existam equipamentos Android One cujo preço é menor.
Prós:
Contras:
– Memória RAM de apenas 1 GB.
Siga-nos no Instagram!