*Veja também → BQ Aquaris M5 Specs
A BQ lançou recentemente uma gama de equipamentos que pretende atingir uma larga amplitude de mercado, na qual se encontra presente o Aquaris M5, um dispositivo de média/alta gama que promete satisfazer os consumidores mais exigentes por um valor bastante atraente.
1) BQ Aquaris M5 – ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA
O BQ Aquaris M5 vem dotado de um ecrã de 5.0” polegadas Full HD (1920 x 1080p) com tecnologia Quantum Colour +, que lhe confere uma imagem mais do que razoável tendo em conta os standards assentes nos smartphones da mesma gama. A Imagem é nítida e de qualidade, evidenciando uma boa resolução e contraste de cores, tornando-se assim num ecrã com capacidades mais do que suficientes para reproduzir imagens, jogos e vídeos com claridade.
Em termos de design, o dispositivo tem na frente uma câmara secundária com flash situada no canto superior esquerdo, os botões de bloqueio/desbloqueio de ecrã e volume situados na lateral direita, entrada para jack 3.5 na parte superior e por fim, entrada para microUSB na parte inferior. Apenas peca pela sua grande espessura, que acaba por inevitavelmente afectar o design e a própria ergonomia do smartphone, assim como pelo material de que a traseira é revestida, que se pode tornar algo escorregadio.
A câmara principal presente no Aquaris M5 é de 13 megapíxeis, resolução já bastante visível em múltiplos equipamentos actualmente pertencentes a um sector médio/alto do mercado. Deste modo, é de esperar uma qualidade bem acima da média nas fotografias a tirar pelo equipamento.
A fotografia acima evidencia a qualidade apresentada pela câmara principal do Aquaris M5, num ambiente de bastante luminosidade e em modo HDR precisamente para se tentar encontrar uma boa distinção e adaptabilidade às zonas com mais e menos iluminação. Observando a fotografia, é passível de concluir que a fotografia evidencia uma qualidade razoável, tendo em conta a resolução que apresenta e comparativamente a outros equipamentos com câmaras similares. A imagem é nítida e contrastante, permitindo ao utilizador observar e discernir os principais detalhes.
Por fim retirámos uma fotografia ao mesmo cenário mas em período nocturno, de forma a averiguar o comportamento da câmara em condições de pouca luminosidade.
Para este equipamento a BQ optou pelo seguro, escolhendo inserir um Qualcomm Snapdragon 615 Octa-Core a 1.5 GHz com arquitectura de 64 bits, esperando assim colmatar quaisquer problemas ou entraves a nível de funcionalidade que pudessem eventualmente surgir.
Após alguma utilização, foi passível de verificar que o Aquaris M5 denotou algum lag/atraso na passagem e alternância de ecrãs que, apesar de não comprometer a utilização do equipamento, não devia suceder dado o excelente processador que integra. Como tal, o problema aqui estará possivelmente relacionado com uma certa falta de optimização do software, o que poderá eventualmente explicar os atrasos descritos.
Em termos de memória RAM, o Aquaris M5 vem acompanhado com 2 GB, quantidade mais do que suficiente para realizar um bom desempenho a nível de multitarefa, sem grandes obstáculos ou atrasos. E de facto aqui a BQ fez um óptimo trabalho, sendo que o equipamento não demonstrou quaisquer problemas na alternância entre aplicações, entre mais de uma dezena abertas em simultâneo.
A BQ com o lançamento do Aquaris M5 nas suas várias vertentes, entre as quais se encontram duas versões com 3 GB de RAM, demonstra seguramente uma vontade de atingir as várias gamas do mercado de forma transversal ao oferecer boas componentes a preços que, comparativamente a outras fabricantes com modelos similares, se destacam por ser substancialmente mais baixos.
Deste modo, o Aquaris M5 apresentou boas prestações assim como uma qualidade que, apesar de não se poder considerar premium muito devido aos materiais de construção e à própria aparência do equipamento, certamente meterá inveja a muitas outras fabricantes. Destaca-se a presença de boas componentes como o processador Snapdragon 615, a bateria ou ainda a conectividade, que lhe conferem uma clara distinção dentro do seu segmento.
Por fim, os preços:
Prós
Contras
Segue-nos no Instagram!