Análise. Samsung Galaxy S6 Edge Plus
Hoje trazemos-vos o actual topo de gama da Samsung, o Samsung Galaxy S6 Edge Plus.
- João Fonseca
- 08/10/2015
- Mobile, Samsung
*Imagem por: Telemoveis.com
**Conheça todas as características do Samsung Galaxy S6 Edge Plus, aqui.
***Equipamento cedido por: Vodafone Portugal
Ao longo dos anos, a Samsung tem-se vindo a assumir como líder no mercado das telecomunicações no que ao sistema operativo Android diz respeito, com muitos milhares de equipamentos comercializados numa base quotidiana.
#1 – Samsung Galaxy S6 Edge Plus. Ecrã, Design e Ergonomia
A nível de construção, o Galaxy S6 Edge é pautado por materiais considerados de “luxo” como alumínio e vidro, em conjunto com o mesmo design inovador inicialmente apresentado pelo seu antecessor, com uma espessura de apenas 6.9 milímetros e um peso de 153 gramas, o que pode ser considerado um autêntico feito tendo em conta o tamanho do equipamento.
Quanto ao ecrã, tem uma dimensão de 5.7” polegadas Dual Edge com uma qualidade de imagem Super AMOLED Quad HD (1440 x 2560p), conferindo uma fantástica visualização e nitidez de imagem. As cores são vibrantes e com uma excelente saturação, provocando um óptimo contraste na visualização de conteúdos.
#2 – Samsung Galaxy S6 Edge Plus. Câmara
Imagem por: Telemoveis.com
Imagem por: Telemoveis.com
Quanto à mesma imagem retirada em período nocturno, o Galaxy S6 Edge Plus demonstrou um excelente comportamento, ao conseguir com que uma imagem da qual pouco se vê, muito fosse captado, nomeadamente no que respeita aos detalhes e até mesmo às cores, que se tornam quase mais visíveis do que a olho nu. Sem dúvida um excelente trabalho da Samsung no que à fotografia diz respeito.
#3 – Samsung Galaxy S6 Edge Plus. Entretenimento.
Tendo em conta as especificações presentes no Galaxy S6 Edge Plus, não se poderá esperar outra coisa que não uma excelente experiência de entretenimento. E de facto, no que respeita à jogabilidade, visualização de vídeos em alta-resolução assim como navegação na internet, muito dificilmente o consumidor conseguirá encontrar um equipamento móvel que supere o Galaxy S6 Edge Plus.
A nível de jogabilidade, não é de mais afirmar que o Galaxy S6 Edge Plus é uma autêntica consola de jogos móvel. Isto porque após terem sido testados vários jogos de altas exigências gráficas, entre eles o jogo “Need for Speed: No Limits” e ainda o “FIFA 16”, o equipamento demonstrou um comportamento fantástico, mesmo no decorrer de (quase) uma hora seguida a jogar cada um deles. O processador não provocou qualquer tipo de sobreaquecimento evidente, tendo ainda a reprodução de ambos os jogos ter decorrido sem quaisquer obstáculos ou dificuldades.
#4 – Samsung Galaxy S6 Edge Plus. Processamento.
A tarefa de processar dados no Galaxy S6 Edge Plus está a cargo de um processador Exynos 7420 a oito núcleos (Quad-Core a 1.5 GHz e Quad-Core a 2.1 GHz) fabricado pela própria Samsung. Em termos de performance, há que esperar um excelente desempenho por parte do equipamento, algo que se veio a verificar de modo bastante evidente.
A alternância entre ecrãs é fluida, rápida e eficaz, tendo-se notado apenas alguma hesitação aquando da mudança para o ecrã correspondente à aplicação Flipboard, acessível por defeito através do arrastamento de ecrã para o lado esquerdo a partir da página inicial. Contudo, não compromete em absolutamente nada a utilização do dispositivo, sendo este apenas um pequeno detalhe num equipamento óptimo em praticamente todos os aspectos.
#5 – Samsung Galaxy S6 Edge Plus. Memória.
A par de poucos equipamentos também presentes no mercado, o Samsung Galaxy S6 Edge Plus ostenta uma quantidade de memória RAM na ordem dos 4 GB, capacidade digna de um verdadeiro topo de gama e que, dada a utilização mais comum que se dá a um smartphone, até pode ser considerada em demasia.
Como tal, esperou-se um desempenho multitarefa virtualmente infalível que, após uma utilização intensiva neste sentido – múltiplas aplicações com diferentes exigências abertas em simultâneo – se veio a verificar como sendo claramente superior a grande parte das propostas actualmente presentes no mercado. O Galaxy S6 Edge Plus demonstrou um comportamento fantástico, alternando entre várias aplicações sem evidenciar qualquer esforço ou necessidade de encerrar alguma de forma a optimizar a performance nas restantes. Todos os aplicativos correram na perfeição, sendo que rapidez e eficácia foram as palavras de ordem.
As opções de conectividade presentes no Galaxy S6 Edge Plus correspondem a todas aquelas esperadas num terminal que se preze e mais. O utilizador poderá contar com a presença de ligação 4G LTE, tecnologia NFC e um sensor biométrico de impressão digital incorporado no botão físico correspondente à página inicial, tecnologia que tem vindo a ser incorporada desde o Samsung Galaxy S5. Como cereja em cima do bolo, a Samsung ainda disponibiliza um sensor de batimentos cardíacos e ainda a possibilidade de calcular a percentagem de oxigénio no sangue, através de um sensor SpO2 que pode ser utilizado em conjunto com a aplicação S Health, instalada por defeito no equipamento.
Por fim a bateria, que no caso do Samsung Galaxy S6 Edge vem com uma capacidade de 3.000 mAh, quantidade que corresponde a grande parte dos dispositivos que concorrem na mesma linha. Após uma utilização moderada (com o brilho do ecrã automático, sem jogar durante muito tempo ou aceder à internet através de rede móvel) o Galaxy S6 Edge Plus aguentou-se ligado durante perto de dois dias.
#7 – Samsung Galaxy S6 Edge Plus. Conclusão.
Depois de analisado o Samsung Galaxy S6 Edge Plus em vários aspectos, a questão não passa tanto pela qualidade do dispositivo em si, mas sim em como é que a Samsung poderá fazer melhor. Com excepção da duração da bateria e do armazenamento interno (e falta de entrada para cartão Micro SD), não há muito que se possa apontar ao equipamento, excepto que é possivelmente o melhor dispositivo em todos os aspectos que alguma vez analisámos.
A performance geral com a versão 5.1.1 do Android (Lollipop) é fantástica, mesmo com alguma quantidade de software próprio da Samsung e que vem instalada por defeito, algo a que a Samsung prestou alguma atenção desde o lançamento do Galaxy S6, no qual a quantidade de aplicações próprias da marca foi substancialmente diminuída, tornando a experiência bastante mais simples e leve, opção que manteve (e bem) no Galaxy S6 Edge Plus.
PREÇO
Prós
Contras
Siga-nos no Instagram!