Análise – YEZZ Andy 4.5M
Este artigo corresponde à análise do segundo equipamento da marca YEZZ, agora um produto de gama média/média alta.
- João Fonseca
- 13/12/2014
- Android, Mobile
*Os equipamentos foram-nos gentilmente cedidos para testes pela YEZZ
YEZZ Andy 4.5M
O público alvo deste equipamento consiste no utilizador que pretende um pouco mais do que apenas um smartphone com as condições básicas para tal. O modelo que de seguida analisamos já possui algumas componentes de gama média, média alta, passíveis de serem econtradas noutros dispositivos de linhas mais avançadas. Também ele é Dual-SIM.
Design, Ergonomia e Ecrã
Neste produto, os botões de desbloqueio/bloqueio de ecrã e de volume situam-se na lateral esquerda. Na frente encontramos o auscultador e câmara frontal na parte superior, ao passo que na patre inferior situam-se os botões tácteis de retroceder, home page e definições.
Por fim, na extremidade superior encontra-se a entrada jack 3.5 e mini-usb para carregamento ou transferência de dados.
Relativamente ao ecrã, o equipamento tem uma tela de 4.5”polegadas, com tecnologia IPS e uma resolução de 480 x 854 píxeis. Com uma densidade de 218 ppi, a imagem verificou-se clara e sem grandes obstáculos à visualização de conteúdos com alguma exigência em termos de cores.
A navegação na internet é de qualidade, ainda que a imagem não disponha de uma nitidez de topo. Mas também, estamos a falar de um dispositivo de gama média, o que para tal é nada mais que excelente.
Ergonomicamente o modelo é facilmente manuseado apenas com uma mão, não havendo necessidade de usar ambas as mãos seja para enviar mensagens ou mesmo para aceder à ponta oposta do ecrã, tornando-se assim bastante acessível de usar. Neste aspecto, nada a apontar.
Câmara
Neste modelo a YEZZ optou por colocar uma câmara principal de 13 mpx e outra secundária de apenas 1.3 mpx. Em termos de gravação de vídeo, a mesma é Full HD a 30 frames por segundo.
No seguimento da análise a duas fotografias de paisagem idêntica, durante o dia e no decorrer da noite, constatou-se que a qualidade do Andy 4.5M é bastante razoável tendo em conta a linha onde se encontra. A imagem durante o dia é nítida e clara, com as cores bem contrastadas. Apenas durante a noite é que se verificou alguma dificuldade por parte da câmara em termos de exposição e focagem. Não obstante, não é nada de se deitar fora.
Em relação ao vídeo foi efectuado um teste similar, no qual se verificou que em termos de filmagem a câmara cumpre os serviços mínimos com a qualidade esperada.
Mais uma vez, tendo em conta a gama onde o dispositivo se insere, a qualidade tanto a repeito de fotografias como de gravação de vídeo, é mais do que aceitável.
Desempenho
O poder de processamento do Andy 4.5M fica a cabo do seu processador Mediatek de quatro núcleos a 1.3 GHz, ao passo a responsabilidade do processamento gráfico é suportada por uma GPU Mali 400MP2.
De forma a fazer valer aquilo de que o dispositivo é capaz, foram abertas várias aplicações em simultâneo e visualizados alguns conteúdos multimédia, assim como alguns jogos que exigem um processamento gráfico relativamente elevado.
Os resultados foram bastante satisfatórios. O modelo aguentou-se bastante bem, não se tendo notado quaisquer atrasos na transição de menus ou alternância entre aplicações a correr em multitarefa, fazendo deste modo jus à sua capacidade de processamento.
Resumindo, a nível de performance e desempenho o Andy 4.5M é sem dúvida um excelente equipamento.
Armazenamento e bateria
A memória interna é de 4 Gb, expansível por micro SD até 128 Gb, sendo perfeitamente adequada para armazenar bastantes conteúdos, mesmo para o consumidor mais exigente.
É apenas de lamentar a quantidade de memória interna que, dadas as restantes características do modelo, só ficava bem acrescentar outros 4 Gb.
A respeito da bateria, esta tem uma capacidade de 1500 mAh, o que confere uma autonomia de cerca de um dia. Se o utilizador eventualmente quiser visualizar vídeos, aceder às redes móveis e jogar alguns jogos no decorrer do seu dia, a bateria aguenta poucas horas.
Identicamente à memória interna, é pena que capacidade da bateria não seja um pouco superior.
CONCLUSÃO
Dada a categoria dos equipamentos onde o Andy 4.5M se insere, é sem dúvida um dos modelos que mais prazer nos deu analisar. Pelo preço a que está no mercado, torna-se assim numa proposta bastante aliciante para o usuário que pretenda um smartphone barato, mas acima de tudo harmonioso e funcional. Dada a natureza da classe onde se encontra, é de facto um smatphone muito acima da média.
Prós:
– Desempenho excelente.
– Qualidade da câmara acima da média.
– Design simples e atraente.
– Memória expansível até 128 Gb.
Contras:
– Capacidade da bateria podia ser maior.
– Armazenamento interno deixa um pouco a desejar.