Análise – YEZZ Andy 5T

Por fim, analisamos o último dos três equipamentos da YEZZ. Desta feita, um dispositivo com componentes de maior qualidade relativamente aos restantes.

 


YEZZ Andy 5T


Por último analisamos um modelo de uma categoria um pouco mais acima que os dispositivos anteriores, cujo objectivo passa por oferecer ao consumidor uma experiência de utilização com uma qualidade mais refinada.

Este equipamento é direccionado para o público que deseja um smartphone com componentes um pouco mais avançadas a um preço acessível, competindo na gama de dispositivos em que por exemplo, o Moto G se encontra. Identicamente aos modelos anteriormente analisados, o Andy 5T também suporta a inserção de dois cartões SIM. 



Design, Ergonomia e Ecrã

Com uma aparência bastante simples, o Andy 5T tem na sua lateral direita os botões físicos correspondentes ao bloqueio/desbloqueio do ecrã assim como os botões de volume.

Na frente encontramos a câmara frontal em cima com o auscultador no meio, e em baixo os botões tácteis respeitantes às opções de definições, homepage e retroceder. Na traseira, temos a câmara principal situada no topo, com o flash LED a acompanhar.

Por fim, na extremidade superior encontra-se a entrada para jack 3.5, ao passo que na extremidade oposta situa-se a entrada mini-USB para carregamento e transferência de dados.


Em termos de conforto na utilização o smartphone é agradável de manusear, podendo-se utilizar apenas com uma mão sem grandes dificuldades, apesar do seu ecrã de 5” polegadas.

No entanto é de notar que devido ao material da capa do equipamento, o mesmo pode eventualmente escorregar da mão com alguma facilidade, sendo mais seguro fazer uso do mesmo com duas mãos, principalmente se o utilizador desejar aceder a aplicações cujos ícones se situem no topo da tela.

Relativamente ao ecrã, o mesmo como dito acima tem 5” polegadas, com uma resolução HD de 720 por 1080 píxeis e tecnologia IPS, oferecendo uma imagem agradável e nítida.


No que toca à reprodução de conteúdos multimédia, o dispositivo reproduz vídeos em alta definição com facilidade, não se tendo verificado entraves no decorrer da visualização.

Não sendo um ecrã com qualidade de topo, não desilude.

Análise - YEZZ Andy 5T


Câmara


O modelo apresenta uma câmara de 13 mpx com focagem automática e flash LED, ao passo que a câmara secundária detem uma resolução de 5 mpx, o que para equipamentos desta linha começa a ser uma qualidade standard. Relativamente ao vídeo, a gravação é feita em Full HD a 30 frames por segundo.

Com o propósito de testar a qualidade das fotografias tiradas, levou-se a cabo um teste idêntico aos modelos anteriores, em que se tirou uma fotografia no decorrer do dia e outra à noite, com paisagens semelhantes.

Após a visualização das mesmas, concluiu-se que a câmara do Andy 5T em ambientes com luminosidade favorável destaca bastante bem as várias cores presentes, evidenciando um razoável contraste.


Em relação à mesma fotografia tirada à noite, a imagem é menos nítida, contudo, constatou-se uma boa absorção de luz assim como um bom delineamento da paisagem em redor, sendo a mesma facilmente perceptível pelo utilizador.

Já em relação à gravação de vídeo, esperava-se um pouco mais. Tendo-se efectuado o mesmo teste, a qualidade de gravação durante o dia é razoável, ao passo que à noite onde as condições de luminosidade são menos favoráveis, a câmera debateu-se com algumas dificuldades, destacando-se um atraso algo notótio na transição de frames à medida que o vídeo é reproduzido.

Num cômputo geral, a qualidade evidenciada nas fotografias é bastante satisfatória, contrariamente à gravação de vídeo na qual as esperanças eram superiores àquilo que o equipamento demonstrou.

Análise - YEZZ Andy 5T

Análise - YEZZ Andy 5T


Desempenho

O processamento e qualidade gráfica do Andy 5T é suportado por um processador Mediatek a quatro núcleos de 1.3 GHz e por um GPU Mali-400MP2 respectivamente, de forma similar ao modelo anterior analisado. É assim de esperar um bom desempenho multitarefa assim como uma aceitável qualidade em termo de reprodução de conteúdos e jogos com uma razoável definição e exigência gráfica.

Deste modo, relativamente à performance e desempenho funcional do equipamento, este ficou áquem das expectativas. Apesar do seu poder de processamento, concluiu-se que podem (e devem) haver melhorias relativamente à optimização das componentes, pois verificou-se um certo atraso na transição dos menus e ecrãs, assim como no decorrer da navegação na internet, particularmente aquando da abertura de sites com mais e maior conteúdo.

Em relação à prestação multitarefa, o Andy 5T apesar do seu único GB de memória RAM, consegue aproveita-lo de forma satisfatória. Com várias aplicações abertas, o dispositivo não acusou entraves à alternância entre as mesmas.


Armazenamento e bateria

A memória interna do Andy 5T é de 4 GB, expansível através de memória externa até 128 GB via cartão micro-SD. Assumindo que o utilizador irá aproveitar a memória disponível por expansão até 128 Gb, é de supor que esta quantidade de memória consegue satisfazer qualquer pretensão em termos de armazenamento, seja o mesmo direccionado para a gravação de múltiplos vídeos em HD, vários albuns, aplicações ou jogos. Já a memória interna é inferior àquilo que seria de esperar para um equipamento onde este modelo se pretende inserir.

A respeito da autonomia, esta fica a cargo de um bateria de 1800 mAh. Após algum uso mais intensivo através da visualização de vídeos e ligação à rede móvel, assim como alguns jogos, a bateria aguentou-se francamente bem.

Deste modo, o consumidor pode esperar uma autonomia de pelo menos um dia se ter de se preocupar particularmente em economizar a utilização do equipamento.



CONCLUSÃO


O Andy 5T é um equipamento ainda “verde”, pois apesar das suas razoáveis especificações, para a linha de mercado onde pretende competir ainda lhe falta dar alguns passos, principalmente no que repeita à optimização. Um certo atraso na passagem de ecrãs notado aquando da primeira vez que se ligou o smartphone não foi de todo um bom presságio, e quando o dispositivo revela agilidade, nota-se que é forçada, quando deveria ser fluida e harmoniosa.

Não obstante, em relação a outras características como a qualidade das fotografias ou ainda o design e aparência, assim como o seu levíssimo peso, o Andy 5T demonstra qualidade e um certo cuidado prestado na sua produção. 


Prós:

– Fotografias de boa qualidade.
– Peso bastante leve.
– Bateria bastante aceitável.
– Memória expansível até 128 Gb.


Contras
:

– Desempenho e performance muito abaixo do esperado.
– Fraca prestação gráfica (e.g., reprodução de jogos).
– Conectividade limitada a 3G.