Android, conheça a UI Chameleon para tablets Android

Android, conheça a interface Chameleon para tablets Android Honeycomb ou Ice Cream Sandwich. UI Chameleon deverá chegar à Google Play em Setembro.

O Android da Google tem vindo a optimizar a sua interface de utilizador ao longo dos anos, nem sempre sendo bem sucedido a agradar todos os seus utilizadores. É aqui que a interface Chameleon vem actuar, não só tornando a interface do Android Honeycomb – ou Ice Cream Sandwich, para tablets – mais agradável esteticamente, mas também optimizando a sua funcionalidade.

Android, conheça a UI Chameleon para tablets Android

Na verdade a Chameleon só actua ao nível dos ecrãs principais, mas as alterações são tão significativas que fazem parecer que estamos perante um outro sistema operativo. Essencialmente, esta interface de utilizador substitui os ecrãs iniciais do Android por camadas de Widgets e aplicações personalizadas, disponibilizando toda a informação considerada essencial pelos utilizadores.

O software permite ainda adaptar-se às necessidades do utilizador consoante a sua localização e altura do dia, entre outros aspectos, além de incluir diversos widgets e aplicações de serviços populares no Android: Facebook, Twitter, Google Drive e Gmail, entre vários outros.

A interface Chameleon ainda não se encontra disponível – as expectativas apontam para Setembro deste ano -, mas requerem Android 3.2 Honeycomb (ou superior), ecrãs de 10.1 polegadas e resolução de 1280 x 800, ou mais elevada. A aplicação já se encontra disponível para pré-encomenda na Kickstarter por 5 dólares. Para saber mais sobre a interface Chameleon para Android, basta conferir o vídeo já a seguir: