Skip to main content

Android: fez ontem 5 anos que a Google lançou o seu primeiro smartphone

O primeiro smartphone Android da Google completou ontem cinco anos de existência. Ainda se recorda do T-Mobile G1?

Já se passaram cinco anos desde que a Google introduziu aquele dispositivo que ficaria conhecido como GooglePhone: o primeiro smartphone Android da gigante norte-americana chamava-se  T-Mobile G1 e serviu de arranque para uma plataforma que hoje domina praticamente o mercado global.

“Tínhamos trabalhado durante meses e meses com uma pequena equipa no edifício 44 em Mountain View, na Califórnia”, afirma Des Smith, um dos membros da equipa Android original, num post comemorativo na sua página do Google+. “Eu estava tão entusiasmado que não conseguia dormir”.

Android: fez ontem 5 anos que a Google lançou o seu primeiro smartphone

Ninguém sabia exactamente o que esperar da Google no dia da introdução. A maioria estava realmente à espera de um smartphone, mas poucos estavam à espera de uma plataforma móvel que pudesse vir a ser disponibilizada e utilizada por outras fabricantes.

Nos dias que correm o G1 é apenas uma memória dentro do segmento mobile como o conhecemos hoje, mas serviu de rampa de lançamento para a plataforma de maior sucesso da actualidade. O Android encontra-se actualmente presente em mais de mil milhões de dispositivos, incluindo câmaras digitais, televisões, consolas de jogos e relógios inteligentes, e serviu para expandir uma comunidade de programadores open source. Além disso, sem o Android a Samsung não teria a presença que detém actualmente dentro do segmento dos smartphones.

É sem dúvida um reminder de que no universo das tecnologias cinco anos podem fazer toda a diferença. Que plataforma mobile utiliza? O que acha do sistema operativo da Google? Deixe-nos a sua opinião!