Android lidera vendas de telemóveis

O Android lidera as vendas de telemóveis, de acordo com a Canalys que registou 101 milhões de vendas de telemóveis no primeiro trimestre de 2011.

As vendas de telemóveis aumentam exponencialmente e sem sinais de abrandamento, de acordo com os dados apresentados pela Canalys, que registou 101 milhões de vendas de telemóveis nos primeiros três meses deste ano. Surpreendente (ou não), o Android voltou a liderar os números de vendas de telemóveis.

As impressionantes 101 milhões de vendas de telemóveis representam um aumento de 83% em comparação com o mesmo período de 2010, em que as vendas de telemóveis atingiram 55,2 milhões de unidades.

O sistema Android foi líder com 35,7 milhões de vendas de telemóveis, a representar 35% do share no mercado de smartphones. Já o Symbian da Nokia conquistou apenas 24% de share, o que resulta em 24,2 milhões de vendas de telemóveis – resultados muito inferiores aos 39% de share que a Nokia registou em 2010.

Android_lidera_vendas_de_telemveis

Das 101 milhões de vendas de telemóveis, a Ásia foi o mercado com mais penetração de smartphones (37%), seguida da Europa, Médio Oriente e África (32%). O primeiro trimestre de 2011 partilhou 24% das vendas de telemóveis com o mercado dos Estados Unidos, e apenas 6% na América Latina.

É interessante referir que a Nokia ainda é bem sucedida no mercado asiático, onde a fabricante obteve 53% do total de vendas de telemóveis (24,2 milhões). Quanto à Google e ao sistema Android, estão simplesmente imparáveis. Só um iPhone low cost poderia competir com o sistema Android e trazer perturbações às suas vendas de telemóveis.

O Windows Phone ficou-se pelas 2,5 milhões de vendas de telemóveis, tendo sido ultrapassado pelo sistema operativo da Samsung, Bada, que registou 3,5 milhões de vendas no primeiro trimestre de 2011. Quanto ao Android, não mostra qualquer sinal de que irá abandonar a liderança no mercado smartphone brevemente.

Fonte: Into Mobile