Android mais lucrativo para Microsoft que Windows Phone

Os Android são mais lucrativos para a Microsoft que o Windows Phone, sugere um relatório. Graças a patentes, Microsoft lucra milhões com vendas de Android.

De acordo com um relatório de Walter Pritchard, analista da firma Citi, a Microsoft pode estar a lucrar muito mais com o sistema Android da Google do que com o seu próprio Windows Phone. De facto, o relatório estima que o Android é 5 vezes mais lucrativo para a Microsoft que o Windows Phone, o OS da Microsoft.

Pritchard justifica os lucros graças a um acordo de patente, em que a HTC paga à Microsoft 5 dólares por cada telemóvel Android vendido. Tendo em conta que a HTC já vendeu mais de 30 milhões de telemóveis até à data, estamos a falar de uma quantia acima de 150 milhões de euros para a Microsoft.

Quanto a telemóveis Windows Phone, Pritchard afirma no seu relatório que a Microsoft vendeu 2 milhões de licenças até à data, e que se encontra actualmente a processar outras fabricantes de telemóveis Android, por infracção de patentes, exigindo entre 7.50 e 12.50 dólares por telemóvel vendido.

E quem poderá censurar a Microsoft, tendo em conta os lucros que pode vir a ter com isso?