Android vai para o espaço
- Lauro Lopes
- 25/01/2011
- Android, Mobile
Um grupo de investigadores norte-americanos planeia lançar um smartphone Android para o espaço, via satélite e ainda este ano, no âmbito do projecto STRaND-1, da Universidade de Surrey. Um dos objectivos dos investigadores passa por verificar se os componentes do smartphone podem suportar mudanças extremas de temperatura, gravidade e atmosfera, com a possibilidade de poderem vir a ser incorporados em satélites comuns.
Aplicações para satélites?
De acordo com o Dr. Chris Bridges, investigador-chefe, os smartphones incluem muitos componentes – tais como sensores, câmaras de vídeo, sistemas GPS e rádios Wi-Fi -, tecnologicamente avançados mas com uma fracção do tamanho, peso e mesmo custo dos componentes utilizados actualmente, em sistemas de satélite.
E acrescenta que já que muitos smartphones correm sistemas operativos, que estão à disposição de developers online, os criadores de aplicações para smartphones poderiam talvez desenvolver apps para satélites. Se um smartphone tiver condições para trabalhar no espaço, isso pode trazer imensas novas possibilidades tecnológicas.