Android vai passar Apple iOS

O Android vai passar o Apple iOS graças ao suporte flash, de acordo com o CEO da Adobe. Tablets Android Honeycomb vão superar Apple iPad com o tempo.

O Google Android vai passar o Apple iOS e tudo graças ao seu suporte de Adobe Flash, de acordo com Shantanu Narayen, CEO da Adobe, que o refere convicto. Na actual guerra dos tablets, o sistema Google Android Honeycomb vai ser melhor sucedido que o Apple iPad, acabando por superá-lo.

Um dos motivos pelo qual o CEO da Apple, Steve  Jobs, não é um supporter do Adobe Flash, passa pela opinião de que o software da Adobe baixa a performance dos dispositivos e causa crashes com maior frequência.

Para o CEO da Adobe, Shantanu Narayen. é uma questão diferente: «É tudo um problema relacionado com modelos de negócio e prende-se ao controlo de aplicações que podemos correr naquela plataforma, que por sua vez lhe trazem vida».

Android_vai_passar_Apple_iOS_02

Mas fez questão de referir que o problema com a Apple não é exactamente um problema sem solução. Na verdade, «o que a Apple não nos permite fazer é construir conteúdos flash dentro do browser», referiu Narayen. Alternativas ? «Se pudermos construir a aplicação com recurso às nossas ferramentas e compilá-la para uma plataforma iDevice que funcione».

Ver flash no Apple iPad sempre foi um tema tabú, e a verdade é que já existem soluções que permitem, pelo menos, contornar este problema. Saiba como ver flash no iPad. Uma solução semelhante, integrada num browser, foi disponibilizada para iPhone. Saiba mais sobre Adobe Flash para iPhone.

Mas com a ascensão do HTML5 o panorama poderá voltar a mudar. O Apple iPad 2 suporta HTML5, e a própria Adobe parece estar a contribuir para a sua integração. Quanto tempo poderá faltar até que haja uma total adaptação do HTML5 na experiência browser? Não sabemos ainda, mas quem sabe nos possamos vir a surpreender.