App usa Realidade Aumentada para identificar zonas perigosas em praias da Austrália
A Pocket Patrol usa a câmara do smartphone para identificar áreas perigosas na água.
- Surf Map Portugal
- 28/11/2016
- Apps, Ferramentas, Mobile, Samsung
Pode-se dizer que a Pocket Patrol, que leva o cunho da Samsung, é uma espécie de Pokémon Go para rochas submersas, bancos de areia e outros perigos escondidos do campo de visão dos banhistas.
Quando um banhista descarrega a aplicação, pode usá-la para fazer ‘scan’ à área (através da câmara do telemóvel) e ver quais são os locais a evitar.
A aplicação só conta ainda com uma versão de testes para Android, mas está desde Outubro a ser usada por salva-vidas (nadadores e surfistas) nas praias de Coolum e Alexandra Headland, na Austrália.
Toda a informação identificada pelos salva-vidas é disponibilizada no ecrã, nos respectivos locais.
A aplicação também recorre ao GPS, bússola e giroscópio para mapear, com precisão, a localização do utilizador, de acordo com o Mashable.
A aplicação foi lançada com o apoio do nadador James Magnussen, medalhista olímpico. “Ser capaz de identificar potenciais perigos e compreender os riscos associados a eles pode [ajudar a] salvar vidas”, diz.
A aplicação, contudo, não é uma ferramenta de segurança; antes, é vista como uma ferramenta pedagógica para prevenir e educar os utilizadores face a eventuais perigos.
A sua abrangência estará dependente dos resultados deste período de testes, a terminar ainda em Novembro.