Apple iOS 5 apresentado hoje

O novo Apple iOS 5 é apresentado hoje, juntamente com o novo serviço Apple iCloud e o novo sistema operativo Mac OS X Lion.

Hoje (6 Junho 2011) começa um dos dias mais aguardados do mundo tecnológico – a Apple vai apresentar o novo iOS 5, que nas últimas semanas tem dado que falar e surgido com maior frequência em rumores. Aqui está o que sabemos até agora sobre o Apple iOS 5:

Integração iCloud no Apple iOS 5

A funcionalidade iCloud no iOS 5 não será propriamente uma novidade, já que tem sido debatida desde sempre, mas já sabemos que o serviço Apple iCloud foi criado especificamente para os produtos mobile da Apple, o que sugere a integração específica dos serviços Apple iCloud no iOS 5.

O Apple iCloud vai ainda permitir aos utilizadores a realização de uploads para a nuvem,  desde playlists para ouvir via streaming, até vídeos, imagens e contactos, entre outros.

Novo Sistema de Notificações do Apple iOS 5

Há uma razão para haver melhorias no sistema de notificações, em vez de um novo:

Apple_iOS_5_apresentado_hoje_01

Esta será um ecrã do novo Apple iOS 5 e, caso não seja uma imagem falsa, as mudanças mais destacáveis incluem uma nova barra no topo (agora com o dobro do tamanho), que rouba mais atenção aos utilizadores e exibe notificações. No caso da imagem, a notificação diz respeito a dois novos Tweets. 

Circulou também a ideia, não confirmada oficialmente, que o Apple iOS 5 permite aos utilizadores, assim que clicarem na barra, aceder directamente à app responsável pelas notificações. 

Widgets

Vários sistemas operativos têm Widgets: o Google Android, o Symbian, o Windows Phone 7 e o WebOS. Mas não o Apple iOS. Bem, pelo menos até agora. De acordo com os rumores, a Apple pode vir a implementar Widgets no iOS 5, embora ainda não sejam conhecidas as suas funcionalidades. Uma hipótese colocada passa pela animação dos ícones das apps, que poderão passar a exibir mais informações.

Novo sistema Multitasking

O iOS 5 poderá incluir um renovado sistema de multitasking, desta vez com uma interface renovada e mais prática, possivelmente semelhante à interface do browser Safari para iPad.

Integração Twitter

Tem-se falado sobre a integração do Twitter no iOS, e não apenas a respeito de uma app dedicada à rede social. Referimo-nos à possibilidade de tirarmos uma fotografia e partilhá-la imediatamente no Twitter, sem necessidade de qualquer app.

Apple_iOS_5_apresentado_hoje_02

E porquê o Twitter em vez do Facebook? Bem, a nossa opinião passa por uma questão de diferenciação. O Twitter sempre foi visto como uma alternativa ao Facebook, e a Apple gosta de manter uma imagem de marca diferenciadora. Por outro lado, o Facebook está incluído em praticamente todos os telemóveis e smartphones actualmente.

Download automático de apps

Apple_iOS_5_apresentado_hoje_03

Uma nova funcionalidade descoberta no iTunes revelou uma opção que não se encontra ainda disponível no actual iOS, que permite às apps o download automático de updates assim que uma nova versão estiver disponível. Actualmente, a App Store permite saber se há updates disponíveis, mas os downloads são manuais.

Ao longo do dia de hoje esperamos ter mais informações disponíveis, além de muitas novidades sobre o novo Apple iOS 5.