Skip to main content

Apple iPad, Galaxy Tab vence mas não é “tão cool”

Apple iPad, Samsung vence disputa no Reino Unido por juíz considerar que Galaxy Tab não é confundível com iPad da Apple. Motivo? “Não ser tão cool”.

A Samsung venceu a Apple num processo legal relacionado com patentes do Apple iPad, que a fabricante da maçã acusou a empresa sul-coreana de violar. O caso, contudo, terá sido decidido a favor da Samsung por um motivo curioso.

Aos olhos do juíz, os tablets são dois produtos distintos e inconfundíveis, sendo que o tablet da Samsung não apresenta um design tão cool como o Apple iPad, tornando os dois produtos dificilmente confundíveis. Colin Birss, juíz responsável pelo caso, não considera que o design dos três modelos Galaxy Tab infrinjam qualquer patente de design da fabricante da maçã.

Apple iPad, Galaxy Tab vence mas não é "tão cool"

Os tablets da Samsung, de acordo com o juíz, não têm subentendida a mesma simplicidade extrema [que é] característica do design da Apple, refere. E acrescenta: não são tão cool, que na gíria portuguesa se poderia traduzir por “fixe”.

A decisão do juíz, contudo, não terá sido do agrado da Apple: não é coincidência que os últimos produtos da Samsung se pareçam muito com o iPhone e iPad, de acordo com um porta-voz da Apple. Este tipo de cópia descarada é errada e, como já referimos várias vezes antes, precisamos de proteger a propriedade intelectual da Apple.

Se isto significa que as guerras de patentes estão longe de terminar, não poderemos afirmar ainda (embora não nos pareça). Mas para o juíz, estes processos de patentes podem ter implicações muito negativas: se a Apple continuar a fazer reivindicações legais em excesso, baseados em formas de design tão genéricas, a inovação na indústria poderá sair prejudicada e as opções dos consumirores ficar indevidamente limitada.

O que acham os leitores?

Veja também:

Samsung vence batalha legal contra Apple

Apple e Samsung, Samsung leva Apple a tribunal