Apple iPhone 5: odeiem-me, mas falem de mim
O lançamento do Apple iPhone 5 foi o mais criticado nas redes sociais, comparativamente a lançamentos como o do Samsung Galaxy S4, BlackBerry Z10 e Nokia Lumia 920, mas também foi aquele que mais conversações gerou online.
A We Are Social, uma agência especializada em Social Media, realizou um estudo onde analisou nos media sociais os comentários feitos a lançamentos mediáticos de dispositivos que incluíram o Apple iPhone 5, o Samsung Galaxy S4, o BlackBerry Z10 e o Nokia Lumia 920. As conclusões são interessantes.
‘Odeiem-me, mas falem de mim’
O Apple iPhone 5 não foi, definitivamente, um lançamento indiferente. De facto, segundo o estudo, o iPhone 5 foi o campeão das críticas negativas nas redes sociais: 20% contra os 11% do seu principal concorrente, o Samsung Galaxy S4. O topo-de-gama Android da fabricante sul-coreana, por sua vez, foi alvo do maior número de comentários positivos, com 56% das discussões focadas nas suas novas funcionalidades, contra os 29% de reacções positivas geradas pelo smartphone da Apple.
Só que o lançamento do iPhone 5 foi também aquele que mais conversações gerou nas redes sociais, e os seus números são realmente expressivos: 1,7 milhões de conversações relacionadas com o iPhone 5 contra as 300 mil referências ao BlackBerry Z10, as 140 mil ao Samsung Galaxy S4 e as 45 mil ao Nokia Lumia 920.
‘As marcas são muitas vezes criticadas pelo facto dos seus terminais não oferecerem nada de novo em relação ao modelo anterior. Os lançamentos mais bem sucedidos foram aqueles que cativaram a imaginação dos consumidores que falam sobre as novas e inovadoras funcionalidades dos terminais‘, refere Ed Kitchingman, analista sénior da We Are Social. ‘E, embora as fugas de informação possam ser uma ferramenta importante para construir o sucesso, dar demasiada informação sobre o terminal faz com que perca o factor ‘Wow’ no lançamento‘.
Via: DinheiroVivo