Ontem (10 Setembro) foi dia de Apple e de iPhone, mas decididamente não foi dia de surpresas. Com a introdução destes dois novos iPhones a Apple de 2013 provou ser, ao contrário do que era até há dois ou três anos atrás, convencional e previsível.
Tanto o Apple iPhone 5C como o Apple iPhone 5S corresponderam exactamente ao que era esperado de ambos, o que se torna especialmente grave numa empresa que sempre foi reconhecida pelo seu secretismo exacerbado. Ao que tudo indica, também Wall Street não parece ter ficado especialmente agradada com a direcção que a empresa de Tim Cook assumiu, o que resultou numa queda de 2% do valor das suas acções.
Os novos iPhones ficarão disponíveis para pré-encomenda já a partir do dia 13 de Setembro, chegando aos principais mercados globais no dia 20 de Setembro. No resto do mundo, que inclui Portugal, só chegará ao mercado em Dezembro.

Apple iPhone 5C
Importa referir, em primeiro lugar, que o Apple iPhone 5C NÃO É LOW COST (mas este clone chinês é). Esta ideia está a ser indevidamente divulgada devido aos preços realmente acessíveis praticados no iPhone 5C sob condições de subsidiação. Estes preços, contudo, só dizem por enquanto respeito ao mercado norte-americano e ainda não há informações relativas ao resto do mundo.
O Apple iPhone 5C veio substituir o iPhone 5, o que significa que apresenta exactamente as mesmas especificações que o anterior sucesso da empresa. A única diferença face ao iPhone 5, contudo, está no seu exterior: o iPhone 5C apresenta uma construção mais colorida e à base de materiais mais plãsticos. Em termos de especificações técnicas isto traduz-se num ecrã Retina de 4 polegadas, processador A6, câmara de 8 MP e câmara frontal FaceTime HD.
Em relação a preços: o Apple iPhone 5S custa na realidade $550 ou $650, consoante o seu espaço de armazenamento seja de 16 GB ou 32 GB. Õs consumidores que optarem por adquirir o iPhone 5C bloqueado para operador, contudo, poderão ter uma surpresa bem mais agradável, pelo menos nos EUA: por $99 podem levar para casa um iPhone 5C de 16 GB, com contrato de fidelização por 24 meses. As mesmas condições aplicam-se à edição de 32 GB do iPhone 5C, com a excepção de que passa a custar antes $199.
Comparativamente à concorrência Android, e em especial à nova geração de fabricantes chinesas que têm vindo a apostar na combinação de boas especificações técnicas, qualidade de construção razoável e preços competitivos, a estratégia da Apple em relação ao iPhone 5C parece estar relativamente ultrapassada.

Apple iPhone 5S
O Apple iPhone 5S apresenta quase exactamente o mesmo exterior que o seu antecessor, mas a história muda de figura quando olhamos para o seu interior: o processador A7 é de 64 bits, a câmara digital sofreu melhorias e introduz agora um sensor de impressões digitais conhecido por Touch ID.
Como os rumores e as fugas de informação deram a entender, o iPhone 5S vai realmente contar com uma edição dourada. O processador de 64 bits vai permitir ao iPhone 5S ser mais rápido que o seu antecessor e a câmara digital vai apresentar um novo sensor desenhado pela empresa, além de novas funcionalidades.
A maior novidade deste novo iPhone passa talvez pela inclusão de um sensor de impressões digitais, embutido no botão Home e que pretende substituir o PIN e as passwords tradicionais. O novo sensor é constituido por um sensor capacitivo no tiopo do botão e serve sobretudo para desbloquear o telemóvel.
Dentro das mesmas condições que o iPhone 5C, variando apenas o seu espaço de armazenamento, o valor do iPhone 5S sobe para $299 (32 GB) e $399 (64 GB). Já um Apple iPhone 5S livre de operador custa no mínimo $649 (16 GB), ao passo que as suas edições de 32 GB e 64 GB custam $749 e $849, respectivamente. Não foi anunciada uma edição de 128 GB, como os rumores deram a entender.

O que achou dos novos iPhones? Ficou surpreendido ou satisfeito? Deixe-nos o seu feedback!