Apple iPhone atinge pico em 2013, estagnado até 2018

Apple iPhone deverá atingir o pico do seu share de mercado durante 2013, permanecendo estagnado até 2018. A não ser que haja um Apple iPhone mini.

Os smartphones vieram praticamente dominar tudo e todos. De acordo com as previsões para 2014, os smartphones deverão representar cerca de metade do total de vendas de equipamentos de comunicação móveis do mundo.

Mas isto não será tudo: os próximos 5 anos poderão ver este segmento de mercado crescer cerca de 69%. Deveriam ser boas notícias para todas as fabricantes de smartphones, certo? Bem, para a ABI Research só haverá uma fabricante no mundo a lucrar com este crescimento, e não irá ser a Apple.

Apple iPhone atinge pico em 2013, estagnado até 2018

As estimativas da ABI Research levam a crer que a Samsung é a única fabricante no mundo preparada para tirar proveito deste crescimento, em larga parte graças à sua enorme variedade de produtos e à sua presença nos mais diversos segmentos de mercado. Já a Apple, que apesar de não ser a maior vendedora de smartphones do mundo foi por muito tempo a que mais lucrou dentro deste mercado, deverá estagnar. 2013 será um ano essencial para a empresa da maçã, cujas previsões sugerem que irá atingir um share de mercado de 22% e assim se deverá manter até 2018.

2013 é o ano em que até a Apple vai perseguir a tecnologia, o software e a liderança da Samsung em termos de dispositivos, uma situação que se deverá manter durante algum tempo. É que, ao contrário da Samsung, a Apple não tem no presentes no mercado dispositivos de gamas baixase isto é um pormenor importante porque parte do crescimento do mercado dos smartphones irá ocorrer nos segmentos low-cost.

Apple iPhone atinge pico em 2013, estagnado até 2018

Tudo isto poderá mudar, claro, com uma nova estratégia: e se a Apple já afirmou que não vai lançar um Apple iPhone barato, o mesmo não significa que não tenha nos seus planos um iPhone MAIS barato que os actuais.