Skip to main content

Apple lança preview do MAC OS X Lion para programadores

A Apple® lançou uma versão preview para programadores do Mac OS® X Lion, que traz algumas das melhores funcionalidades do iPad™ para o Mac® naquela que é a oitava principal versão do sistema operativa mais avançado do Mundo.
O Lion traz agora o Mission Control, uma funcionalidade inovadora que nos permite controlar tudo aquilo que está a acontecer num Mac; o Lauchpad, uma nova “casa” para todas as aplicações Mac; aplicações de ecrã inteiro; e novos gestos Multi-Touch™. O Lion inclui ainda acesso directo à Mac App Store℠, o melhor sítio para descobrir novas aplicações e que as permite instalar e actualizar directamente no Mac.
O preview do Lion está hoje disponível para os membros do Mac Developer Program através da Mac App Store, sendo que a versão final vai chegar ao mercado neste Verão.
O iPad foi a fonte de inspiração para uma série de novas funcionalidades e características presentes no Lion”, disse Philip Schiller, Senior Vice-President of Worldwide Product da Apple. “Os programadores vão adorar o Mission Control e o Launchpad e podem agora começar a adicionar novas funcionalidades como a possibilidade de ecrã inteiro, gestos, Versions e Auto Save às suas próprias aplicações.”
O Mission Control é uma poderosa e inteiramente nova funcionalidade que junta o Exposé®, o Dashboard, os Spaces® e as aplicações de ecrã inteiro para lhe dar uma vista global de todas as janelas de aplicações que estejam a correr no seu Mac. Com um simples gesto, o seu desktop faz zoom out para mostrar todas as janelas abertas agrupadas por aplicações, thumbnails de todas as janelas que estão a correr em ecrã inteiro, assim como do Dashboard, permitindo ao utilizador navegar entre tudo com um simples click.
O Launchpad faz com que seja mais fácil encontrar e iniciar qualquer aplicação. Com um simples clique o Launchpad mostra todas as suas aplicações numa fantástica interface de ecrã inteiro, onde podemos iniciar, reordenar ou organizar as aplicações em pastas. Também é possível organizar as aplicações em várias páginas e navegar entre elas.
O Lion traz a experiência de interactividade de ecrã inteiro do iPad que os utilizadores tanto gostam para o Mac. Com um clique, as aplicações ocupam o ecrã todo, tirando vantagem do brilhante display dos Mac. Podemos alternar entre as aplicações full screen, o desktop e o Dashboard.
Os novos gestos Multi-Touch e as animações fluidas dão-lhe uma forma natural e intuitiva de interagir com o seu Mac. Os novos gestos incluem o pinch to zoom com os dedos para usar em fotos ou páginas Web, bem como arrastar os dedos para a esquerda ou para a direita para alternar entre aplicações full screen e arrastar para cima para entrar no Mission Control.
O Lion inclui ainda a Mac App Store, onde vai poder encontrar aplicações fantásticas, comprá-las com a sua conta iTunes®, fazer o download e a instalação num só passo. As aplicações compradas na Mac App Store são instaladas directamente no Launchpad
Entre outras funcionalidades do Lion estão:
· uma nova versão do Mail, com uma interface full screen inspirada no iPad, uma funcionalidade de chat que agrupa automaticamente mensagens relacionadas numa timeline de leitura fácil, um modo de busca mais poderoso e suporte para o Microsoft Exchange 2010;
· AirDrop, uma simples funcionalidade que permite copiar ficheiros de um Mac para outro sem nenhuma configuração;
· Versions, que grava automaticamente versões sucessivas dos seus documentos à medida que os alteramos, dando ao utilizador uma forma facilitada para procurar, editar e reverter para versões anteriores;
· Resume, que lhe mostra as aplicações no ponto exacto em que estavam quando as fechou, quando desliga o Mac ou sai das mesmas.
· Auto Save, que grava automaticamente os seus documentos
· o novo FileVault, que oferece um alto desempenho na encriptação total do disco e de drives externas, com a possibilidade de apagar de forma instantânea todos os dados do Mac; e
· Mac OS X Lion Server, que torna ainda mais fácil a forma como criamos um servidor, com suporte para gestão do Mac OS X Lion, iPhone®, iPad e iPod touch®.
A Apple desenha os Mac, os melhores computadores pessoais do Mundo, juntamente com o OSX, o iLife, o iWork e outro software profissional. A Apple lidera a revolução de música digital com os seus iPods e loja on-line iTunes. A Apple reinventou o telefone móvel com o seu revolucionário iPhone e App Store, e apresentou recentemente o mágico iPad que está a definir o futuro dos dispositivos multimédia e computadores.