
Quase que se poderia dizer que ‘Apple’ e ‘patentes’ andam praticamente de mãos dadas, especialmente quando essa relação envolve disputas em tribunal. O mais recente episódio desta longa batalha ocorreu na china, onde uma empresa chinesa foi acusada de infringir a propriedade intelectual da Apple.
Em causa esteve uma tecnologia de reconhecimento de voz cuja patente é detida pela Zhi Zhen Internet Technology, e cuja validade foi defendida pelo Escritório Estatal de Propriedade Intelectual daquele território.
Esta colisão com as duas entidades chinesas levou a Apple a apresentar queixa num tribunal em Pequim, por considerar inválidos os direitos concedidos à Zhi Zhen. A decisão do tribunal, contudo, favoreceu antes a empresa chinesa, o que já motivou a responsável pelo iPhone a levar o caso ao Tribunal Superior Popular de Pequim.
A relação entre estas duas empresas teve origem ainda em 2012, quando a Zhi Zhen acusou a Apple de estar a violar a sua propriedade intelectual com a Siri – a empresa afirma ser proprietária de patentes de reconhecimento de voz em idiomas chineses.