NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Aumente o seu negócio com um site mobile

Aumente o seu negócio com um site mobile

quarta-feira, 01 dezembro, 2010 /
Aumente o seu negócio com um site mobile

A venda de smartphones está a aumentar de forma consistente, chegou a altura do seu negócio acompanhar esta evolução.

O aumento meteórico de telemóveis vem dar força às previsões da Gartner quanto ao volume de negócio estimado para 2014 - um trilião de dólares, um número muito impulsionado pela percepção crescente das empresas na importância da comunicação com os seus clientes através da via mobile. Só em Portugal, a taxa de penetração destes equipamentos é de 149% (dados da ANACOM de Setembro de 2010).

Então, se pensava que esta era já altura de reformular o seu site, pense duas vezes e não deixe considerar que deverá optimizar este para uma visita através de um qualquer dispositivo móvel.

Resolvemos então criar este artigo onde pretendemos ajudar as empresas a melhorar a experiência mobile dos seus clientes. uma vez que cada mais consumidores recorrem aos seus telemóveis e a aplicações mobile para os mais diversos produtos e serviços, que vão desde efectuar as suas compras online, passando pela reserva de estadias e viagens e até na escolha de itinerários, locais a visitar, restaurantes, passando pelo seu relacionamento com os bancos, é obvio que ter a sua marca, produtos e serviços disponíveis nestes dispositivos se tornou essencial.

O volume de compras gerado através dos telemóveis está a ter um crescimento sem precedentes, a maior parte das empresas ainda não está preparada para disponibilizar os seus conteúdos de forma eficaz.
E ouvir o que os seus clientes têm a dizer é talvez o passo mais importante de todos, sendo o telemóvel o canal mais pessoal e intimo, tem agora a possibilidade de saber as suas opiniões, sugestões e reclamações, sendo este um excelente começo para um relacionamento através destes equipamentos.

Permitir aos seus visitantes uma boa experiência com a sua marca ou produtos é fundamental e é um erro comum entre as empresas enfiar tudo o que é conteúdo web num pacote apresentado com mobile, sem qualquer respeito por aquele que é o pequeno equipamento de onde está a partir o contacto, assim como a falta de cuidado na optimização dos conteúdos que leva muitas vezes a um gasto excessivo no contacto pela parte do utilizadores.
Opções simples como a escolha de um bom interface gráfico, como um bom tamanho dos botões e clareza nos conteúdos e deverá ainda certificar-se de que não há scroller horizontal e criar um bom contraste.
Certifique-se que vai disponibilizar na sua plataforma mobile uma boa experiência aos seus clientes e que estes vão encontrar exactamente os produtos e serviços que precisam e procuram. Não assuma à partida que precisa desesperadamente de uma aplicação mobile, em alguns casos de nichos faz bastante sentido, mas se procura comunicar com massas, talvez seja mesmo mais importante investir o seu tempo num eficiente site mobile, uma vez que assim permite o acesso a todo o tipo de equipamentos e sistemas operativos.

Analise os prós e contras e conheça os seus clientes antes de tomar esta decisão, até porque as aplicações mobile requerem um investimento muito maior do que uma versão simplificada do seu site para ser acedida a partir de um telemóvel. E não limite o acesso à informação e deixe sempre um link bem visível para a versão web do seu site. Este tem sido um erro muito comum que verificamos hoje em dia em muitos sites. Há muitos e bons telemóveis e browsers capazes de proporcionar uma navegação tão eficiente num pequeno ecrã como num grande ecrã, mas infelizmente, nem todos os telemóveis mostram a informação da mesma forma, pelo que há que simplificar, mas sempre mostrando esta alternativa.

Não precisa de despejar todo o conteúdo e serviços de uma só vez no seu site mobile, vá adicionando e melhorando à medida das necessidades e demandas dos seus clientes. Qualquer utilizador sabe que é prático efectuar uma consulta de saldo no seu telemóvel, e sabe também que qualquer outra transacção mais complexa com o seu banco exige um outro ambiente mais adequado e por tal, não se sente ofendido por não ter essa opção disponível no seu telemóvel.

Tire partido de todas as tecnologias já disponíveis nos telemóveis, use a abuse dos SMS com os seus clientes, especialmente se for para saber as suas opiniões. Quando a comunicação for no outro sentido, considere que deverá haver real interesse e valo na sua comunicação, caso contrário, poderá perder um cliente.
Há uns meses atrás, na Austrália, a Virgin Mobile enviou a todos os seus clientes que tinham referido no seu registo que não pretendiam receber mensagens publicitárias, um conteúdo que foi deveras ofensivo para os receptores, é claro que acabou em tribunal com uma acusação, mas ninguém gostou de ler no ecrã do seu telemóvel um «Este é exemplo de uma campanha que vocês está a perder por não ter aderido ao nosso serviço informativo (seguido da descrição da campanha de promoção)» erros a evitar, claramente.

Lembre-se sempre de premiar e felicitar os seus mais fieis clientes, oferecendo-lhes promoções, descontos e vantagens, permitindo-lhes também a partilha dessas benesses com a sua rede de amigos, vai ver que é uma receita de sucesso!

Por fim, recomendamos vivamente a utilização de um eficaz sistema de conversão e análise das suas acções e visitas, do comportamento dos visitantes do seu site e da sua lealdade. Isto vai-lhe permitir ficar com visão do comportamento dos visitantes no seu site e das suas acções e vai poder tirar as dilações necessárias para melhorar os seus conteúdos e eficácia. Mostre claramente que todas as opiniões recebidas pelos seus clientes resultaram em alguns ajustes e melhoramentos dos seus serviços e assim terá estabelecido uma relação verdadeiramente próxima com estes, conquistando a sua admiração e fidelidade.

4,102