Arte móvel interactiva

«Citysnapper» decorre em Bruxelas.

A iniciativa consiste num jogo em que um fotógrafo obedece às ordens dos participantes, fazendo as fotografias que lhe indicarem e com que irá criando uma representação da cidade de Bruxelas em três dimensões na Internet.

Durante três semanas, o fotógrafo belga Olivier Vanderaa seguirá as instruções que o público lhe envie por SMS e fará fotografias com um telemóvel, disponibilizando-as em seguida na Internet.

O «Citysnapper» pretende dar um enfoque visual e sociológico dos espaços metropolitanos contemporâneos mediante uma colecção de imagens da cidade. que podem ser acompanhadas na Internet em todas as fases do jogo através de um sistema de navegação cartográfica em 3D.

Quando terminar o jogo, será organizada uma exposição com um modelo físico da representação 3D e onde os participantes poderão conseguir a imagem, assinada por Olivier Vanderaa, que lhe pediram.

O projecto teve início em 2003 com uma edição na cidade canadiana de Montreal e, posteriormente, em Courtrai (Bélgica), Roterdão (Holanda) e Barcelona (Espanha). Novas edições estão já programadas para os próximos anos em várias cidades norte-americanas e europeias, como Belrim, Chicago, Helsinquia, Los Angeles, Nova Iorque e Vancouver.