Skip to main content

10 apps essenciais para aumentar a sua produtividade no dia a dia

Apps essenciais | Imagem de CottonbroStudio por Pexels A produtividade, com tantas distrações ao longo do dia, torna-se cada vez mais desafiante, não concorda? É preciso ter em conta fatores como organização, agilidade, priorizar tarefar e executar da melhor forma!   O bom é que existem diversas aplicações para aumentar aumentar a produtividade que podem ser […]

Apps essenciais | Imagem de CottonbroStudio por Pexels

A produtividade, com tantas distrações ao longo do dia, torna-se cada vez mais desafiante, não concorda? É preciso ter em conta fatores como organização, agilidade, priorizar tarefar e executar da melhor forma!  

O bom é que existem diversas aplicações para aumentar aumentar a produtividade que podem ser utilizados no dia a dia de trabalho ou de estudos. Por isso, separamos as 10 apps essenciais para aumentar a sua produtividade diária. Confira em baixo. 

Trello

O Trello é uma das melhores ferramentas para gerir projetos. Segundo estudos científicos, dividir grandes tarefas em pequenos blocos, mais fáceis de completar, aumenta a mais motivação e, assim, a concluir tarefas mais rápido. É essa a proposta desta aplicação! 

Esta ferramenta possibilita a criação de quadros e organizar projetos de acordo com cada tarefa. Também integra diversas funcionalidades e permite adicionar vários colaboradores ao mesmo quadro. Toda a informação num só sítio!

Notion

Se a necessidade por organização das empresas só cresceu nos últimos anos, o mesmo aconteceu para a gestão pessoal, de tempo, obrigações e conquistas.

O Notion é uma aplicação estilo workspace que permite criar anotações, gerir projetos em equipa, planear rotinas e listar tarefas. O principal destaque está na sua interface simples e muito versátil. É possível personalizar esta aplicação ao nível de “all-in-one”, ou seja, concentra todas as ferramentas e funcionalidades dos concorrentes numa só.

Slack

Com o home office a ser cada vez mais uma realidade, a comunicação eficaz tornou-se um desafio, com as diferenças de horário, por exemplo. 

O Slack veio então transformar a maneira como as pessoas comunicam. É uma ferramenta conhecida como escritório virtual – desde a interação entre os participantes, por mensagem de texto, de voz, ou mesmo compartilhamento de documentos importantes, até à criação de canais específicos para manter tarefas em ordem.

Esta aplicação, também disponível em web, é uma ótima ferramenta para solucionar questões do dia a dia, de maneira menos formal e mais integrada. Grandes empresas já usam o Slack para a comunicação interna pelas diversas vantagens e funcionalidades.

Todoist

O Todoist é uma poderosa ferramenta de gestão de tarefas. Permite planear o dia de trabalho, necessidades e traçar planos de ação para que consiga ter um dia a dia mais tranquilo e organizado.

Esta ferramenta ajuda o utilizar a tornar-se mais organizado, por ser um sítio confiável para centralizar todas as atividades, o que agiliza o processo priorização das tarefas no dia a dia, fazendo com que a pessoa atinja seus objetivos mais facilmente. 

As principais vantagens são os lembretes por localização, uma estrutura muito simples e fácil de utilizar, disponível em várias plataformas. Convém ter em conta que o seu plano gratuito é muito limitado com menos funcionalidades.

Forest

Demasiadas distrações no telemóvel que roubam a sua produtividade?

Sempre que pegamos no telemóvel e nos distraímos com as notificações ou redes sociais, perdemos a atenção ao que estavamos a fazer. 

Com este desafio em mente, a Forest é uma aplicação que incentiva a combater o vício pelo telemóvel de uma forma muito interessante. 

Imagem de ForestApp 

Quando quiser ou precisar de se concentrar, pode plantar uma semente virtual. Esta semente transforma-se numa árvore, que demora um certo tempo para crescer, escolhido por si. No entanto, se não puder resistir à tentação de usar o telemóvel e acabar por sair da aplicação, a sua árvore vai murchar e não vai criar um jardim florido. 

A Forest cria um sentimento de realização e responsabilidade incentivando a manter a distância do telemóvel, permitindo que faça melhor uso do seu tempo. Uma ótima forma de aumentar a produtividade é através da música e estas apps permitem ouvir as melhores faixas de forma offline.

Pomodone

A Técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo desenvolvido lá no final da década de 1980. A técnica consiste na utilização de um cronómetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. 

O PomoDone é uma aplicação única, sendo que o seu maior destaque e benefício é poder ser sincronizado com outros sistemas de gestão de tarefas, como Trello, Asana, JIRA ou Evernote e Todoist.

O sistema de tempo é o mesmo: estabelecer 25 minutos para o foco total na atividade e 5 minutos para descansar a mente e relaxar. Mas estes tempos podem ser personalizados se necessário. Outra vantagem desta aplicação é que enumera as tarefas que você adiciona e faz uma divisão entre os pomodoros para que as execute conforme o tempo dos pomodoros. Aproveite os tempos de pausa mais alargados para fazer alongamentos e cuidar do seu bem estar através de vídeos no youtube.

LastPass

O LastPass é um gerenciador de senhas seguro que armazena todos os seus nomes de utilizador e as senhas num local seguro.  Mas o que as senhas têm a ver com produtividade?

Bom, esta ferramenta preenche as senhas por si, evita que precise de criar novas senhas criando-as e armazenando-as e ainda sincroniza estas informações em qualquer lugar. 

É comum que as pessoas acreditem ter entre 10 e 20 senhas. Mas, ficaria surpreendido de saber que, em média, o utilizador comum tem em até 100 senhas. É fácil perceber porquê: contas de banco, redes sociais, e-mail, sites de jogos, de transmissão de filmes ou de música, aplicações, sites de armazenamento e de serviços móveis… Torna-se difícil lembrar de todas! É aqui que o LastPass vai aumentar a sua produtividade e poupar tempo.

RescueTime

O RescueTime é uma aplicação que pode ser usada tanto para nos computador, como nos smartphones. A sua proposta é analisar e procurar quais são os sites e apps mais consomem o seu tempo. Esta ferramenta não só diz o que você faz a cada segundo que passa online mas também envia uma análise sobre a sua eficiência, produtividade e quais os dias e horas que são mais produtivos.

Com esta análise, você passa a ter um controlo maior sobre a sua gestão de tempo e pode tomar medidas em relação às aplicações e sites que o fazem perder tempo.

Toggl

O Toggl é a ferramenta gratuita indispensável para qualquer pessoa que está focada em atingir objetivos. Feito para freelancers conseguirem dar transparência para as horas envolvidas num serviço, o aplicativo ajuda a medir o tempo gasto em determinadas tarefas. 

Éuma ferramenta especializada em time tracking, ou seja, controlo de horas despendidas numa tarefa. Como trabalhadores, é normal termos dias mais produtivos e outros menos. Então, ter o registo de horas gastas nas atividades é muito importante para ter uma média geral da produtividade.

Evernote

O Evernote é uma aplicação de anotações. O seu sistema é semelhante a um caderno, em que é possível adicionar anotações de texto e anexar diferentes recursos, além de personalizações, imagens, desenhos e outros.

A principal ideia é facilitar a organização dos textos e das notas, por isso vai reparar que o seu sistema é semelhante ao de outras ferramentas, como o Outlook e o Thunderbird, o que torna a sua utilização muito simples e intuitiva.

Com estas dicas, os seus dias vão ser muito mais produtivos!