As melhores aplicações para os amantes dos jogos arcade

Imagem por Unsplash Se existe uma indústria capaz de saciar todos os desejos dos seus consumidores, é a do mobile gaming. São milhares de aplicações que oferecem todos os géneros existentes nas consolas e PCs, porém, no ecrã do smartphone. Os utilizadores nunca estiveram tão bem servidos quanto agora.Os telemóveis romperam a polarização entre computadores […]

Imagem por Unsplash

Se existe uma indústria capaz de saciar todos os desejos dos seus consumidores, é a do mobile gaming. São milhares de aplicações que oferecem todos os géneros existentes nas consolas e PCs, porém, no ecrã do smartphone. Os utilizadores nunca estiveram tão bem servidos quanto agora.
Os telemóveis romperam a polarização entre computadores e consolas, que por décadas foram tidos como os dispositivos ideais para os jogos eletrónicos. O avanço tecnológico transformou o telefone móvel no smartphone — ou telefone inteligente —, diversas funcionalidades do PC foram incorporadas ao pequeno dispositivo, que com isto ganhou processadores mais potentes e ecrãs com melhor definição. Tudo o que os gamers precisavam para explorar um novo território com um telemóvel disfarçado de consola.
Neste mar de possibilidades, existe um género que encanta pela sua simplicidade e controlos intuitivos. Estamos a falar dos jogos arcade, que evocam os inícios dos videojogos. Nos telemóveis, as aplicações que apostam por partidas rápidas e entretidas são muitas. A seguir, conheceremos as melhores.

Asphalt 8: Airborne

Evocando os antigos videojogos de corrida, este título oferece aos amantes dos motores um ótimo passatempo. O jogo apresenta uma mistura equilibrada entre realismo, ação, competição, e pode ser jogada contra até 12 outros jogadores em linha.
O sucesso desta aplicação traduz-se no número de jogadores, são mais de 470 milhões de pilotos espalhados pelo mundo. O formato de corridas e melhoras constantes nos carros é cativante e assegura boas horas de diversão.
A aplicação pode ser descarregada em aparelhos com sistema operativo Android e iOs.

Imagem por unsplash

Sonic CD Classic

Um clássico por excelência! Os títulos que trazem o Sonic são sinónimo de diversão e partidas entretidas. Esta aplicação é a versão melhorada do jogo lançado em 1993. No enredo da história, Sonic tem a missão de salvar Amy Rose e as pedras do tempo, roubadas por Dr. Eggman.
A jogabilidade é a mesma de sempre, os personagens também e a diversão segue o mesmo caminho. Na versão relançada existe uma pequena diferença, o Ato 3 pode ser jogado no tempo futuro, tudo dependerá das escolhas do jogador nas duas primeiras partes.
O título está disponível para iOs e Android.

Slots machines

Estas máquinas são tradicionais nos salões dos casinos, onde seguem em voga. No entanto, a sua popularidade transcendeu e trouxe à internet este passatempo analógico. Longe da alavanca e das figuras tradicionais, é neste ambiente digital que as slots ganharam novos designs e uma imensa variedade de temas.
Os símbolos clássicos, como o número 7, o sino da liberdade e as frutas continuam presentes na nova era das slots, mantendo assim a essência e a conexão com o mundo físico. No entanto, os holofotes estão postos nas novas temáticas.
Além do tradicional, os jogadores também podem escolher slots machines inspiradas em grandes produções da indústria do audiovisual, como o filme Jumanji (1995), ou slots dedicadas à série de sucesso Rick and Morty (2013), que fazem referência às diversas realidades que os personagens exploram a cada episódio.
Outros temas consolidados no segmento das slots machines são as antigas civilizações, com destaque para os egípcios; a mitologia, onde Zeus e Thor dividem as atenções; e também aquelas dedicadas a personagens históricos, como Napoleão.
Dentre as diversas aplicações disponíveis, destacam-se aquelas oferecidas por plataformas especializadas, uma vez que abrigam um imenso catálogo de temas, oferecem um ambiente seguro aos utilizadores, além de estarem devidamente registradas no Serviço de Regulação Inspeção de Jogos (SRIJ).

Subway Surfers

Prepare-se para correr e não parar mais. Este título, produzido pela SYBO Games, é um autêntico sucesso. O argumento é simples, o jogador controla um personagem que corre pelas linhas do comboio a fugir do guarda. Os desafios vão aumentando conforme o caminho se faz mais longo.
Esta modalidade de jogo arcade é conhecida como “Corrida Infinita” e conta com outros títulos de sucesso, como o tradicional Crash Bandicoot: On the Run. No entanto, o destaque fica por conta do Subway Surfers, já que foi o jogo que rompeu a barreira de mil milhões de instalações em 2018.
Com efeito, estes são alguns dos mais populares videojogos do género arcade nos tempos modernos. A cultura do mobile gaming está consolidada e o mercado continua em expansão, sinal disso é a faturação que os jogos da Nintendo para telemóvel alcançaram em 2019, uns 75 milhões de euros. A empresa japonesa, famosa pelas franquias Pokémon, Mario e Zelda, continua a apostar nas versões mobile dos seus principais títulos.
A chegada destas grandes empresas de outros segmentos do mercado gaming é um fator positivo para todo o cenário, em especial para os utilizadores, que ganharão em quantidade e qualidade. O futuro das aplicações para telemóvel nunca pareceu tão brilhante.