Skip to main content

As melhores dicas para abrir o seu negócio digital em 2023

Imagem de geralt por pixabay Nunca foi tão fácil começar um negócio como o é nos dias de hoje. Apenas com alguns cliques pode montar a sua loja online ou começar a trabalhar com clientes de qualquer parte do mundo. Um bom investimento para 2023, não acha?Para que todo o processo se torne mais fácil, […]

Imagem de geralt por pixabay

Nunca foi tão fácil começar um negócio como o é nos dias de hoje. Apenas com alguns cliques pode montar a sua loja online ou começar a trabalhar com clientes de qualquer parte do mundo. Um bom investimento para 2023, não acha?
Para que todo o processo se torne mais fácil, partilhamos consigo algumas dicas que o vão ajudar a começar com o pé direito.

Está a pensar começar o seu negócio digital? Deixamos-lhe algumas dicas

1. O seu negócio é viável?

A dica mais importante que temos para lhe dar é não começar nada sem, primeiro, testar a viabilidade do negócio. O produto ou serviço ajuda a resolver um problema de potenciais clientes? O custo é acessível? Os possíveis clientes estão dispostos a pagar pela solução ao problema?
Apesar de ser fácil começar um negócio online, nem todos vão sobreviver porque saltam a etapa mais importante. Se quer aumentar as chances de sucesso do seu negócio, dedique algum tempo a esta etapa antes do início do ano.

2. Desenvolva um plano de negócio

O passo seguinte é desenvolver um bom plano de negócios e que seja completo o suficiente para o ajudar na tomada de decisões no futuro. Uma forma de garantir que tem um bom plano é contratando alguém para o ajudar nesta etapa.
Neste momento terá, ainda, de escolher o nome do seu negócio. Certifique-se de que o nome escolhido está disponível tanto como username nas redes sociais como domínio para abrir o website mais tarde.
Aproveite, ainda, para tratar de todas as questões legais.

3. Lance o novo website

O passo seguinte é criar o seu novo website com todas as informações que os futuros clientes vão precisar. Certifique-se de que o website funciona não só no desktop, mas também em dispositivos móveis, caso contrário pode ficar em desvantagem em relação à concorrência.
Alguns negócios também precisam de uma loja online para vender os produtos ou serviços. Felizmente, hoje em dia é muito fácil montar uma loja online do zero, mesmo que não tenha qualquer experiência.

4. E-mail marketing é importante

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio e pode poupar-lhe muito tempo, se bem configurada. Com esta ferramenta pode segmentar a sua audiência, automatizar o envio de e-mails ou, até mesmo, fazer testes para saber quais os melhores horários para o envio de e-mails. É uma boa ferramenta, ainda, para melhorar a relação com os clientes (sem esforço extra!).
E, o melhor, esta ferramenta ajuda-o a obter melhores resultados com o investimento em marketing, ao mesmo tempo que o ajuda a poupar.

5. Não se esqueça das redes sociais

Estar nas redes sociais é imprescindível se quiser ter sucesso no meio digital. Agora a questão é: tem de estar presente em todas as redes sociais? Não. Aliás, será melhor escolher uma ou duas redes sociais e focar os seus esforços em fazê-las crescer.
Em 2022, a rede social mais usada no mundo inteiro foi o Facebook. Seguiu-se o Youtube e o Whatsapp. O Instagram ficou em quarto lugar nessa lista e o Tik Tok ficou um pouco mais abaixo, com cerca de 945 milhões de usuários.

6. Parcerias? Sim, algumas valem a pena

O melhor espaço na internet para conseguir parcerias para o seu negócio é a rede social LinkedIn. Nesta rede social vai encontrar outros negócios que se podem juntar ao seu ou mesmo profissionais que estão à procura de trabalho.
A rede social também será uma excelente aliada na procura de clientes se tiver um negócio B2B. Com uma pesquisa rápida encontrará dezenas de dicas para vender os seus produtos ou serviços no LinkedIn.

Com uma breve pesquisa pode encontrar muitas outras dicas que podem levar ao sucesso do seu negócio. Mas se colocar estas em prática, acredite, já tem uma boa base.
Para concluir, boa sorte no seu novo negócio e boas entradas.