As sete novidades da Nokia

O líder mundial de vendas de telemóveis ataca o mercado com sete novas propostas entre terminais, novas capas, auriculares e uma câmara digital.

Para além do modelo 6600, que já aqui foi apresentado, a Nokia avançou com outra proposta para um segmento de mercado completamente diferente. O 3100 assume-se como um autêntico pirilampo finlandês, já que os seus argumentos de venda – assim é apresentado pela marca – baseiam-se no facto de brilhar no escuro, piscar psicadelicamente quando recebe chamadas e ter capas que permitem todos estes efeitos luminosos, para além dos habituais sonoros. Jogos e protectores de ecrã animados são outras referências da segunda nova proposta.

O 3100 também já suporta a ligação da nova máquina fotográfica digital com flash incorporado que a Nokia apresentou. A Fun Camera (assim baptizada) tem capacidade interna de armazenamento até 60 fotos de baixa resolução, 32 de alta e 15 de qualidade fotográfica (máxima) e a sua entrada no mercado está prevista para o terceiro trimestre deste ano.

Por fim, o Nokia 12 GSM Module. Este módulo permite a ligação remota a qualquer dispositivo, através de aplicações wireless. Controlo feito, por exemplo, a partir de SMS`s para comandos simples de funções que permitam controlar uma máquina à distância. E, com o suporte a linguagem Java, a eventual necessidade de se recorrer a extra-hardware fica ainda mais reduzida.

Os novos auriculares por sistema bluetooth e o novo rádio FM permitem à marca finlandesa alargar a oferta aos seus clientes no que diz respeito às opções de funcionalidades dos terminais existentes no mercado. Sobretudo na questão do receptor FM, existente só em alguns modelos, que pode ser agora «adoptado» por quem quiser sem ter de, para tal, trocar de terminal.