Sameer Singh acredita que durante o quarto trimestre fiscal de 2013 as vendas de tablets deverão atingir as 80 milhões de unidades contra 70-75 milhões de unidades vendidas no mercado dos computadores.
Já se sabe que o mercado dos computadores já viu melhores dias, e que a tendência é que num futuro não muito distante venha inclusive ser ultrapassado pelo bem mais recente segmento dos tablets. Mas quando é que será esse futuro, concretamente? Para Sameer Singh, analista-chefe na BitChemy Ventures, será durante o último trimestre fiscal de 2013.
Segundo as previsões do analista, as vendas dos computadores deverão ficar-se entre as 70 e as 75 milhões de unidades, ao passo que as previsões para os tablets se situam nas 80 milhões de unidades vendidas. Caso estas informações se venham a confirmar, estaremos essencialmente perante o primeiro trimestre fiscal da história em que os tablets ultrapassam realmente os computadores pessoais em termos de vendas e procura.
Este parece ser, contudo, apenas um dos cenários possíveis. O analista sugere que esta ultrapassagem possa ocorrer mais cedo, e que o declínio das vendas de computadores pessoais se poderia acentuar até às 65 milhões de unidades vendidas, ao passo que as unidades de tablets vendidas deveriam ser superiores a 75 milhões. Importa sublinhar que Singh previu inicialmente que esta ‘troca de posições’ ocorreria potencialmente só durante o primeiro trimestre fiscal de 2014, mas o acelerado ritmo de vendas de tablets registado no início deste ano fê-lo reconsiderar.
‘Essas estimativas de vendas podem ser afectadas pelo ritmo da penetração dos tablets low cost em mercados emergentes e em quaisquer mudanças ao sistema operativo Windows 8‘, referiu. ‘De qualquer forma, dada a escala dos números posso dizer com confiança que as vendas trimestrais de tablets devem ultrapassar as dos PCs no final de 2013‘.